Jefferson Valcézia (#99), da equipe Tecfil Havoline Racing Team, precisou lidar com diversos problemas na segunda etapa do Superbike Brasil realizada em Interlagos, há duas semanas. O piloto, que havia vencido a etapa de abertura, foi apenas quarto colocado e explica aqui o que aconteceu.
Desde os treinos iniciais, a etapa já anunciava que o piloto de Osasco (SP) teria dificuldades pela frente. E os problemas não tardaram. Logo nas primeiras voltas do treino livre de sexta-feira, o câmbio da Kawasaki Ninja ZX-6R quebrou e com isso a participação de Valcézia foi encerrada prematuramente.
Para minimizar o prejuízo e o tempo perdido, os mecânicos da Tecfil correram atrás das peças e conseguiram aprontar a moto para a disputa dos classificatórios, no sábado. Valcézia voltou para a pista e garantiu participação na disputa da SuperPole. Na sessão decisiva, fechou a marca de 1min46s118 e ficou com a 15ª posição no grid e 2º na categoria Pro Amador.
As falhas mecânicas, no entanto, voltaram a prejudicar o desempenho de Valcézia, desta vez durante a corrida. Ainda na quinta volta, o motor da ZX-6R ficou superaquecido e com isso perdeu potência. Nos trechos de alta, não passava dos 220 km/h. E para complicar ainda mais, a moto começou a perder aderência na traseira.
“Não tinha o que fazer. Tive que ter paciência para completar a prova pensando no campeonato. Agradeço à minha equipe por todo o trabalho feito e aos meus patrocinadores. Agora vamos trabalhar firme no condicionamento físico para manter um excelente ritmo na 3ª etapa”, comentou Valcézia.
Com a quarta colocação na última corrida, Jefferson Valcézia perdeu a liderança do campeonato e agora é segundo colocado com 38 pontos. Mas o piloto pretende retomar a dianteira já na próxima rodada, que será realizada nos dias 23, 24, e 25 de junho. Confira abaixo a classificação da categoria SuperSport Pro Amador após duas etapas realizadas:
1º – Leandro Esposito (#32), da Pitico Race Team – 47 pontos
2º – Jefferson Valcézia (#99), da Tecfil Racing Team – 38 pontos
3º – Luis Ferraz (#13), da Tecfil Racing Team –31 pontos
4º – Carlos Eduardo Martinez (#57), da Castrol – 26 pontos
5º – Júlio Cesar Parra (#91), da Gigante Racing Team – 20 pontos