Os organizadores do Superbike Brasil anunciaram ontem (5) que a próxima etapa foi transferida para o Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia (GO). A medida foi tomada devido aos últimos acidentes fatais no autódromo de Interlagos.
O certame, que utiliza o autódromo José Carlos Pace durante a maior parte do ano já viu duas mortes na temporada 2019: Maurício Paludette no “S do Senna” em abril e Danilo Berto, que caiu na Curva do Pinheirinho durante o Warm Up na semana passada.
A morte de Berto causou comoção nas redes sociais e fez com que as principais montadoras, Honda, Yamaha e Kawasaki interrompessem suas participações oficiais no Superbike Brasil. Além disso, a própria prefeitura de São Paulo proibiu a utilização de Interlagos em provas de motociclismo até que medidas fossem tomadas.
O próprio campeonato já havia decidido adiar a próxima etapa, programada para 14 de junho. Enquanto isso, uma comissão de segurança, formado por engenheiros, pilotos, diretores de prova e médicos estuda todas as possíveis melhorias para a prática do esporte no Brasil.
“As conversas têm sido frequentes e muito positivas. A administração de Interlagos reconhece a importância da modalidade e, assim como todos nós, deseja corridas mais seguras. Acredito que com as diversas ações que serão publicadas teremos a suspensão revertida em breve”, afirmou Bruno Corano, organizador do Superbike Brasil.
Através de um comunicado os organizadores ainda afirmam que “serão publicadas em breve novas regras, procedimentos e exigências, as quais afetarão todas as partes envolvidas na modalidade. A intenção é trazer a modalidade para os mais altos níveis de segurança dentro das possibilidades e limitações de infraestrutura nacionais“.
A primeira medida foi transferir a próxima etapa, que aconteceria novamente em Interlagos, para o Autódromo de Goiânia em 14 de julho. A rodada seguirá o formato habitual, com treinos livres não oficiais na quinta-feira (11), treinos livres oficiais na sexta-feira (12), treinos classificatórios no sábado (13), e corridas no domingo (14).
Além disso, os organizadores do Superbike Brasil também afirmam que “estão comprometidos com a realização das dez etapas planejadas e pactuada com pilotos, equipes e patrocinadores”. Para isso está trabalhando para validar pequenos ajustes nas datas e locais a partir de outubro, e em breve divulgará um novo calendário.