Com mais duas vitórias na dupla rodada de encerramento ontem (4) em Interlagos, Eric Granado garantiu o título da categoria Supersport (600cc) do Superbike Brasil. O paulista de 20 anos derrotou o uruguaio Maximiliano Gerardo, mas, em suas próprias palavras, não foi nada fácil.
A etapa decisiva do SuperBike Brasil já começou com um grande susto para o futuro campeão Brasileiro. Ainda nos treinos livres, Granado sofreu uma queda forte e precisou ser encaminhado para o hospital. Mesmo com uma fratura num dos dedos do pé, o piloto recebeu liberação médica para participar da final. E no sábado (3) retornou à pista mostrando o seu já conhecido bom desempenho com a primeira colocação no grid de largada.
No início da corrida, Granado não largou bem a acabou perdendo a ponta para Gerardo. Em instantes, a prova entrou em procedimento de bandeira amarela e os pilotos reduziram a velocidade e também as distâncias entre eles. No reinicio, Gerardo não conseguiu segurar a ponta Mas não desistiu fácil. Ele precisava da vitória para seguir vivo no campeonato.
Por algumas voltas, Gerardo pressionou Granado, mas não o suficiente para alcançar o adversário. Assim, na volta final conseguiu abrir uma pequena vantagem para receber a bandeirada em primeiro e comemorar o título.
“Na primeira corrida fiz uma largada razoável, caindo algumas posições, mas me recuperei logo e em seguida já estava em segundo, atrás apenas do Gerardo. De imediato comecei a estudar as linhas dele, mas antes que eu pudesse atacar tivemos o procedimento de safety car. Depois, como haviam poucas voltas restantes, decidi partir pra cima logo e abrir vantagem ao invés de deixar para o final. Foi muito difícil, pois hoje ele estava bem rápido e eu estava com dores no corpo, mas no final consegui administrar o desgaste dos pneus e controlar a prova.” (Eric Granado)
Na segunda bateria, o virtual campeão foi surpreendido por Gerardo, que começou bem a prova a assumiu a dianteira. O uruguaio manteve um bom ritmo e segurou a ponta até a abertura da sexta volta, quando Granado, finalmente, conseguiu fazer a ultrapassagem na reta dos boxes e retomou a liderança. O piloto paulistano, porém, não conseguiu abrir vantagem.
Os dois competidores seguiram num ritmo semelhante até as voltas finais, quando Granado negociou melhor com os retardatários e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, 1s5 à frente de Gerardo. O terceiro lugar no pódio foi para Lucas Torres.
“Nessa prova eu me surpreendi, porque enquanto estava atrás dele, estávamos em um ritmo um pouco mais lento, mas depois que consegui a ultrapassagem comecei a virar mais rápido que e ele me acompanhou. Com as placas que a equipe me mostrava eu via que ele estava bem perto, então tive que dar tudo de mim até o final pra conseguir essa vitória, a nona em nove corridas. Estou bastante satisfeito com o aproveitamento de 100% dos pontos nas provas que disputei nesse campeonato, além do título. Agora me foco na recuperação das lesões e na preparação para a próxima temporada.”
Além da classe 600cc do Superbike Brasil, Granado disputou em 2016 o Campeonato Espanhol de Moto2, conquistando uma vitória na primeira etapa, em Valência. O brasileiro encerrou o ano na quarta posição no campeonato.