Eric Granado falou pela primeira vez sobre a punição que recebeu na terceira etapa do Superbike Brasil, realizada em Interlagos, há pouco mais de uma semana. Graças à isso, o piloto da Honda perdeu a liderança do campeonato para Alex Barros.
A direção de corrida decidiu acrescentar 30 segundos extras ao tempo de prova de Granado, decisão que fez o piloto de 22 anos despencar para a décima posição nos resultados da corrida e para a vice-liderança no campeonato.
Segundo o diretor de prova do SuperBike Brasil, a penalização aplicada se deu por conta de uma reaceleração antes do local informado, surpreendendo o piloto e toda a sua equipe de trabalho:“No meu ponto de vista, eu não concordo que errei. Afinal, olhei para trás, observei o pelotão e, pelo regulamento, o líder deve imprimir um ritmo seguro e foi exatamente o que fiz,” afirmou.
“Antes da relargada, aumentei um pouco o meu ritmo, após perceber que não tínhamos mais sinalizações de bandeiras amarelas em pista e esperei que o pelotão seguisse para evitar que os pneus esfriassem e, assim, diminuindo qualquer risco de acidentes”, comentou Granado, que até então havia vencido todas as etapas do campeonato.
Apesar de não concordar com a punição, Granado deixa a disposição o seu troféu de vencedor na terceira etapa:“Gostaria que fique de exemplo para que sempre seja feita justiça e que o regulamento seja seguido por todos os pilotos, independentemente da sua popularidade. Desde já deixo a disposição o meu troféu de primeiro colocado para o segundo, que tem o direito de recebê-lo após a penalidade que me aplicaram”, finalizou o paulista, que ainda havia marcado um novo recorde na pista de Interlagos.
Graças à punição, o novo líder do campeonato é Alex Barros, com 61 pontos. Granado está em segundo com 60 seguido de Diego Faustino com 49. A quarta etapa acontece novamente em Interlagos, no dia 23 de julho.