O retorno do Superbike Brasil também marcou uma série de novidades, como a volta da categoria Ninja 400 Cup (antiga CopaNinja300). Com o apoio oficial da Kawasaki, eles estimulam a participação de novos pilotos oferecendo um pacote a partir de 3 mil reais.
Para competir, não é necessário adquirir a moto. Há a opção de pagar apenas uma taxa que inclui pneus, inscrição e locação. Após a assinatura de um contrato de comodato, é possível utilizá-la em treinos privados e track days além das corridas oficiais. O piloto apenas deve procurar estabelecer vínculo com uma das mais de 30 equipes homologadas pelo campeonato. Existe ainda a possibilidade de correr dentro da equipe oficial Kawasaki por R$ 1.000 adicionais.
Correr custa R$ 3 mil (valor de lançamento) por etapa. Nesta quantia estão inclusos um par de pneus, inscrição e a moto. Não está incluído neste valor o transporte, as hospedagens, a taxa de dinamômetro, o combustível, as pastilhas de freios, possíveis acidentes, serviços de pista e a montagem da moto.
O kit completo da moto custa R$ 8 mil (em até 10x de R$ 800 no cartão), incluindo carenagem, bolha, pintura, pedaleira, guidão, coroa, protetor de freio, escapamento, slider e suporte de cavalete. A moto é zero km e ficará com o piloto permitindo utilizá-la sempre que tiver interesse. Mas não possui garantia e deve ser devolvida em perfeitas condições ao fim da temporada.
Apesar de não ser possível mexer nem nos motores e nem na eletrônica, equipes e pilotos podem desenvolver acertos de suspensão próprios e outros ajustes como relação, etc. Durante as provas o piloto poderá ficar na garagem da equipe de sua preferência. Pneus serão oferecidos a preços subsidiados assim como as peças de reposição. O piloto também pode comprar macacão e capacete da copa por preço subsidiado.
A categoria correrá dentro das etapas do campeonato contando com toda a estrutura profissional do evento, como cronometragem em tempo real, direção de prova qualificada, programa completo de segurança ao piloto, transmissão ao vivo, cobertura da imprensa, presença massiva de público, opção de treinos extras às quintas-feiras.
O calendário 2020 conta com cinco etapas e a primeira ocorre dia 18 de outubro em Interlagos. A maior concentração das provas será em SP ocasionando assim menor custo com viagens para pilotos e equipes e melhor infraestrutura do país. Nessa temporada, o grid será limitado a 20 motos.
Todas as partes envolvidas na categoria darão início a um programa de talentos, para encaminhá-los ao motociclismo internacional. Os melhores pilotos poderão chegar ao Mundial de Superbike (WSBK) subsidiados pelos patrocinadores brasileiros do programa. Outro diferencial será o sistema de premiação, com valores em dinheiro entregues para os cinco primeiros colocados em cada etapa (abaixo).
1º lugar – R$ 1.500,00
2º lugar – R$ 1.300,00
3º lugar – R$ 1.100,00
4º lugar – R$ 900,00
5º lugar – R$ 700,00