A Yamaha anunciou ontem (27) que irá suspender temporariamente o patrocínio ao SuperBike Brasil e sua participação com a categoria R3 Cup. A medida foi tomada em decorrência do segundo acidente fatal dessa temporada ocorrido em Interlagos no último domingo.
A vítima foi Danilo Berto, da Equipe PRT Racing, que perdeu o controle de sua moto na Curva do Pinheirinho durante o Warm Up. O piloto de 35 anos colidiu contra as barreiras de proteção da curva, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital por volta das 16h. A prova foi vencida por Eric Granado.
A morte de Danilo Berto acontece cerca de um mês após outro acidente fatal, com Mauricio Paludete. Nesse caso, o piloto de 44 anos não conseguiu evitar uma colisão contra o muro de concreto instalado na saída do “S do Senna” e veio a óbito ainda no local.
A Yamaha, que anunciou, no ano passado um grande investimento no Superbike Brasil através do “Programa BluCru” (que atua também em outras modalidades) anunciou que a suspensão de suas atividades seguirá “até que a organização apresente medidas adicionais que efetivamente comprovem a segurança dos participantes”.
A Yamaha possui uma categoria monomarca própria, a “R3 Cup” e incentiva através de seu programa de treinamento cerca de dez pilotos. Os melhores são bancados pela marca em competições no exterior. No ano passado, dois deles, Tom Kawakami e Bruno Cesar participaram o do “VR46 Master Camp“, o curso de Valentino Rossi, na Itália.