O circuito José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP) recebeu no último domingo (22) a segunda etapa do Superbike Brasil. Danilo Lewis, da equipe Tecfil Racing Team foi o grande vencedor do dia. Confira aqui os resultados de todas as categorias.
Impecável. Essa é a definição do resultado alcançado por Danilo Lewis (#17) na 2ª Etapa da categoria SuperBike. O piloto, que largou na vice-liderança, tomou a ponta do argentino Marco Solorza (#55), já na primeira curva da volta inicial e começou a abrir caminho para mais uma vitória no campeonato.
Lewis começou a corrida imprimindo um ritmo muito forte e já na segunda volta cravou a melhor marca da prova: 1m38s145. Sem aliviar em nenhum momento, o piloto disparou na frente e não deu chance aos seus adversários. Com seguidas voltas rápidas, ele ampliou sua vantagem na ponta e recebeu a bandeira quadriculada 10 segundos à frente do então vice-líder. Com o resultado, Lewis se consolida como um dos favoritos ao título da temporada 2016 e soma a segunda vitória consecutiva.
Maico Teixeira (#36) garantiu a segunda posição no pódio. O piloto teve uma brilhante atuação. Após largar em nono, rapidamente ultrapassou diversos adversários, e já na sexta volta iniciou a briga pela vice-liderança com Wesley Gutierrez (#134). Os dois protagonizaram belas disputas na pista, porém, Teixeira levou a melhor e na volta final se consolidou na posição. Gutierrez ficou com o terceiro lugar.
Sebastiano Zerbo (#81) faturou o quarto lugar. O piloto italiano também obteve um grande resultado após largar na 12ª posição. Já o quinto mais rápido foi Diego Faustino (#68). O atual campeão da SuperBike sofreu uma queda durante os treinos e largou em 12º, mas rapidamente ganhou posições. Na nona volta já estava brigando pelo quarto lugar com Zerbo.
Os dois chegaram a trocar de posição, mas o italiano levou a melhor, e o piloto da Honda Mobil encerrou a prova em quinto. Pela categoria Pro Amador, o vencedor foi Alex Borges (#44), da equipe BM Private Team. Fabrício de Castro (#75), garantiu a segunda posição, logo à frente de Jeferson Marchesin Friche (#6), em terceiro.
Em sua estreia, Eric Granado vence na SuperSport
Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team, realizou sua estreia no SuperBike Brasil da melhor forma possível, faturando a vitória na categoria SuperSport. O paulista largou na segunda posição do grid e ainda na primeira volta ultrapassou o líder, Matheus de Oliveira Dias (#70) e tomou a ponta. Com o caminho aberto, Granado voou baixo cravando seguidas voltas na casa de 1m41s.
Este cenário se repetiu até a quinta volta, quando Granado cometeu um erro e passou reto em uma das curvas do Laranjinha. Contudo, Eric conseguiu trazer a moto de volta para a pista ainda na primeira posição, mas perdendo toda a vantagem que havia aberto.
Como resultado, o piloto acabou por ser ultrapassado por Maximiliano Gerardo (#41), que vinha à frente de um pelotão com cinco motos. Mas a liderança do uruguaio durou pouco: Granado retomou a ponta logo em seguida e novamente voltou a abrir vantagem sobre os adversários.
Já a briga pela segunda posição seguiu até os momentos finais. Pedro M. Sampaio (#2) e Lucas Torres (#77) entraram na última volta praticamente lado a lado. Torres mantinha uma mínima vantagem e defendia a posição. Essa briga perdurou até a linha de chegada, quando Sampaio conseguiu a ultrapassagem e recebeu a bandeirada em segundo, dois décimos à frente do adversário.
Dazzi fatura na SuperBike Light e segue líder da categoria
Na Superbike Light, a vitória ficou com Rodrigo Dazzi (#146), da equipe Giro Moto, resultado que o consolidou na liderança do campeonato. A disputa da corrida contou com um ingrediente adicional. Ainda na terceira volta dois pilotos se tocaram no final da reta dos boxes e acabaram caindo. A prova entrou em bandeira vermelha e todos os pilotos retornaram aos boxes. Conforme o regulamento, por não ter sido completada 75% da corrida, ela seria reiniciada com a formação original do grid e com o número total de voltas.
Na relargada, o então líder, Fábio Martins (#12) fez uma largada ruim e perdeu diversas posições. Quem acabou ganhando com isso foram Dazzi, Marcos Migliorelli (#11) e Edson Luiz (#99), que tomaram a posição. Já na segunda volta, Dazzi e Migliorelli começaram uma disputa pela liderança, que seguiria até a última volta. Os dois pilotos intensificaram o ritmo e trocaram diversas vezes de posição. Já Edson não conseguiu acompanhar os líderes e acabou ficando para trás.
Bruno Rodrigues vence na Ninja 600
Bruno Rodrigues (#30) foi o mais rápido na Copa Kawasaki Ninja 600. Em um grid formado em conjunto com a categoria SuperSport, Bruno largou em quarto entre as ‘Ninjonas’ e 36º no geral. Tirando um bom desempenho de sua Kawasaki Ninja ZX-6R, Rodrigues logo ganhou posições.
Volta após volta, o piloto da equipe Tecfil Racing Team baixou o tempo de suas melhores marcas e se consolidou como favorito à vitória. Na volta final, Rodrigues já havia aberto uma vantagem superior a 10 segundos para o então vice-líder, Douglas S. Tomé (#67). Felipe Diniz “Bolinha” (#121) completou o pódio.
Irmãos Kawakami dão show particular na SuperStreet e Yamaha R3 Cup
Em uma corrida indefinida até os metros finais, Eliton Kawakami (#27), da equipe Playstation Yamaha, acelerou ao máximo Yamaha R3 e venceu a 2ª Etapa da categoria SuperStreet. O piloto que largou na segunda posição, não teve vida fácil na prova, porque protagonizou uma disputa particular com seu irmão e principal adversário, Meikon Kawakami (#83). Os dois, logo após a largada, já começaram a abrir vantagem sobre os demais pilotos. Meikon saiu na frente, porém, ainda nas primeiras curvas foi ultrapassado por Eliton.
Visivelmente mais rápidos, os irmãos dispararam na ponta. O único risco de um dos dois não vencer seria se, por algum erro, eles se tocassem e acabassem indo para o chão. E isso quase aconteceu. Os dois pilotos trocaram diversas vezes de posição, quase sempre no final da reta dos boxes. Na oitava volta, Eliton quase caiu. O piloto subiu na zebra, ao tentar um traçado diferente, mas conseguiu segurar a moto. Com isso, Meikon abriu uma pequena vantagem, que durou pouco tempo.
Essa disputa acirrada entrou na volta final. Meikon mantinha a liderança, enquanto Eliton já havia reduzido toda a vantagem do líder. Praticamente lado a lado, os dois seguiram juntos até a entrada da reta dos boxes. E a definição do vencedor saiu só ao cruzarem a linha de chegada. Eliton venceu por uma diferença ínfima de três centésimos. Já Meikon teve que se contentar com vice-liderança. O terceiro lugar ficou com Indiana Munoz Gomes (#199), que realizou uma excelente corrida de recuperação após largar no final do grid.
Pela estreia da categoria Yamaha R3 Cup, que disputou a prova no mesmo grid da SuperStreet, o vencedor foi Eliton Kawakami, seguido por Meikon Kawakami em segundo e Indiana Munoz Gomes em terceiro. Rafael Gomes Traldi faturou a quarta posição e Sarah Conessa de Moura (#5), da Cerciari Racing School, completou o pódio com a quinta colocação.
[RESULTADO SUB JUDICE] Guilherme Brito leva a melhor e vence a 2ª Etapa da Copa CBR 500R
Em uma corrida disputadíssima, Guilherme Brito (#19), da equipe Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, foi o mais rápido e venceu a 2ª Etapa da Copa Honda CBR 500R. A corrida foi um verdadeiro espetáculo de ultrapassagens e marcada pela briga constante pela liderança.
Brito, que vinha em quarto – aparentemente mantendo uma estratégia de conservar sua moto para o fim da corrida – tomou o terceiro lugar de José Duarte (#97) na oitava volta e partiu para cima dos ponteiros. Porém, o resultado seguia em aberto. Na volta final, os quatro primeiros mantinham uma diferença muito pequena entre si e um ingrediente a mais foi adicionado nessa briga: a chegada dos retardatários.
Em uma disputa completamente embolada, Brito conseguiu ultrapassar de uma vez só Leonardo Tamburro (#53) e Arthur Costa (#99), e com isso ocupou a primeira posição. A vitória estava muito próxima, porém, ainda incerta. A diferença do primeiro para o quarto colocado era inferior a meio segundo. Já chegando aos metros finais, Guilherme manteve a ponta, com Arthur logo atrás em sua cola.
Os dois entraram praticamente lado a lado na derradeira reta dos boxes. Entretanto, Guilherme conseguiu segurar os avanços do adversário e cruzar a linha de chegada em primeiro. Já Arthur Costa ficou com a segunda posição ao receber a bandeirada 35 milésimos atrás do líder. Leonardo Tamburro terminou a prova em terceiro, logo à frente de José Duarte, em quarto.
Paganelli voa baixo e vence a 2ª Etapa da Copa Ninja 300
Sandro Paganelli (#64), da equipe Paganelli Racing, fez uma excelente corrida e venceu na Copa Kawasaki Ninja 300. Apesar de improvável, o piloto protagonizou um feito impressionante: o piloto largou no fim do grid, 28º posição. Paganelli não se abateu e já no início da corrida, mostrou que iria brigar pela vitória. Como um trovão, ele ultrapassou dezenas de pilotos em questão de minutos.
Na segunda volta, Paganelli cravou a impressionante marca de 2m01s683 – dois segundos mais rápido que os adversários – e assumiu a vice-liderança. Agora era apenas questão de tempo. O então líder, Fernando Santos (#234) não teve como segurar o adversário que tomou a ponta e passou a abrir uma confortável vantagem até cruzar a linha de chegada em primeiro. Fernando Santos (#234) ficou em terceiro, seguido por Mauricio Venhoven Sagui (#117) em quarto e Bruno Cesar Borges (#51) em quinto.
Léo Marin é o vencedor da 1ª etapa da Honda Junior Cup
Léo Marin (#46) venceu a primeira etapa da categoria-escola, Honda Junior. O jovem piloto largou em quinto no grid e já nas primeiras voltas ganhou duas posições e assumiu o terceiro lugar. Com um ritmo intenso, o piloto começou a se aproximar dos ponteiros. Na quinta volta já havia ultrapassado Lincoln (#29) e assumido a vice-liderança. A partir deste momento, a briga foi pela primeira colocação.
Nicolas Cenedesi (#525), que cravou a pole, já não mantinha mais uma liderança tranquila. Marin aumentou a pressão sobre o adversário, ficou lado a lado e conseguiu fazer a ultrapassagem. Na sexta volta o piloto já havia assumido a ponta. Porém, a definição do resultado ainda estava em aberta, pois Cenedesi tentou dar o troco.
Na volta final, acelerou ao máximo sua Honda CG Titan de 160 cilindradas e fechou o melhor tempo da corrida. Com isso, Nicolas tirou toda a vantagem de Léo Marin, e os dois entraram praticamente juntos na reta dos boxes. Porém, isso não foi o suficiente. Léo Marin cruzou a linha de chegada à frente, com uma vantagem de nove centésimos para Nicolas, que ficou com a vice-liderança. O terceiro lugar foi para Lincoln (#29).
Fotos | Johanes Duarte – VGCOM