Os organizadores do Superbike Brasil anunciaram hoje (17) o adiamento da primeira etapa da temporada 2020, que deveria acontecer em Interlagos (SP) no próximo final de semana.
Inicialmente, o campeonato pretendia realizar a etapa com os portões fechados e acesso limitado. Entretanto, o registro da primeira morte por coronavírus no Brasil e o enrijecimento das medidas de segurança por parte do Ministério da Saúde fizeram os organizadores mudarem de ideia.
“Devido ao cenário de incerteza em relação à pandemia do COVID-19, em especial no âmbito nacional e municipal, e priorizando a saúde e a vida de todos os envolvidos, a organização do SuperBike Brasil decidiu postergar a realização da etapa de abertura da temporada 2020, inicialmente agendada para este próximo final de semana no Autódromo de Interlagos“, disseram em um comunicado.
“Em um primeiro momento a organização, alinhada aos poderes públicos, apenas restringiu a presença do público e tinha a intenção de manter a etapa com portões fechados e inúmeras restrições quanto a quantidade de pessoas“, reconheceram. “No entanto, com o avanço das medidas de prevenção do poder público, se fez necessária uma nova reflexão, que resultou no adiamento do evento“.
Com o cancelamento de praticamente todos os eventos, inclusive de esporte a motor, o retorno do campeonato ainda é incerto. “Quanto ao prosseguimento do calendário, qualquer afirmação ainda é prematura. Mas neste momento o planejamento prevê manter as dez etapas da temporada, apenas reposicionando a etapa adiada para o segundo semestre“, ressaltaram.
Desde que o vírus COVID-19 chegou ao Brasil, trazido da Itália, em fevereiro, já foram relatados 2064 casos suspeitos, 234 confirmados e uma morte. A maioria está concentrada em São Paulo, mas há relatos em outros 16 estados.