Um relatório da Universidade de San Diego, na Califórnia, indica que o Sturgis Motorcycle Rally, tradicional encontro anual de motociclistas custom no mês passado, está associado a mais de 260.000 novos casos de Coronavírus nos EUA, ou quase 20% do total no país durante o período.
A 80º edição do evento reuniu, na pequena cidade de 7 mil habitantes na Dakota do Sul, mais de 460 mil visitantes entre 7 e 16 de agosto de 2020, mesmo com 60% dos moradores locais se posicionando contra a sua realização em uma pesquisa, preocupados com a disseminação do vírus.
Apesar disso, as autoridades locais decidiram seguir em frente para evitar as perdas econômicas que sua não realização acarretaria, apenas recomendando atitudes preventivas por parte dos participantes. Vídeos e fotos do evento, no entanto, mostram que a maioria não seguiu as recomendações, não usando máscaras e não evitando aglomerações.
De acordo com o estudo (que pode ser lido na íntegra aqui), foram utilizados dados anônimos de telefones celulares da SafeGraph, que rastreou pings de smartphones de não residentes e o tráfego de pedestres em estabelecimentos, locais de entretenimento, hotéis e acampamentos. Cada um aumentou substancialmente nos grupos que hospedaram eventos de Sturgis.
Eles também utilizaram dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) que, até o dia 2 de setembro, um mês após o início do evento, revelaram que os casos de COVID-19 aumentaram em aproximadamente de 6 a 7 por 1.000 da população (o equivalente a 35%) no condado de Meade, cuja sede é Sturgis.
Além disso, os condados mais contribuíram com o fluxo de participantes do rali tiveram um aumento de 7,0 a 12,5% nos casos de Coronavírus em relação aos condados que não contribuíram. Com base nessas duas fontes, os relatórios mais recentes confirmam que até 290 casos em 12 estados estão vinculados ao evento, ou seja, pessoas que foram para Sturgis trouxeram COVID-19 de volta para suas cidades depois de voltar.
Não por acaso, segundo uma reportagem da agência de notícias Reuters, os Estados Unidos registrou novos surtos da doença nos últimos dias, principalmente nos estados de Iowa e Dakota do Sul. Baseado no número total de casos durante o período (1,4 milhão) e no número estimado decorrentes de Sturgis (260 mil, ou 19%), o pais poderá ter gastos com saúde de aproximadamente US$ 12,2 bilhões (R$ 63,2 bilhões).