Casey Stoner e a Ducati mudaram seus planos, abdicando de testar nesse domingo (31) para continuá-los na terça-feira (2) com os demais pilotos titulares da MotoGP. O australiano também pilotará a nova GP16.
A mudança foi motivada pelos bons tempos marcados por Stoner e Michele Pirro ontem (30). Com a GP15 calçada em pneus Michelin e centralina padronizada, o australiano cravou o tempo de 2min02s1, apenas sete décimos mais lento do que Andrea Dovizioso no Grande Prêmio da Malásia com pneus Bridgestone.
A boa forma de Stoner fez a Ducati acelerar seus planos, preferindo colocar o bicampeão em confronto direto com os pilotos titulares na terça-feira quando os níveis de aderência na pista de Sepang devem estar melhores. Até então, poucos rodaram e o asfalto ainda está bastante sujo.
Apesar da mudança, Stoner deve pilotar por apenas meio dia, preparando a GP16 para os pilotos titulares da Ducati, Andrea Dovizioso e Andrea Iannone. “Será melhor se eu puder fazer uma comparação entre os dois modelos em um segundo dia“, disse o bicampeão ontem.
Será o primeiro confronto direto de Stoner com Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e principalmente Marc Márquez desde o GP de Valência 2012, quando decidiu se aposentar. Desde então, o australiano só participou de apenas uma corrida: as 8 Horas de Suzuka, ainda assim por apenas três horas, antes de sofrer um acidente.