Casey Stoner está aproveitando o evento World Ducati Week que começa hoje (29) no circuito de Misano, na Itália para realizar testes com a Desmosedici GP16. É a primeira vez que o australiano pilota em um autódromo europeu desde a sua aposentadoria em Valência, 2012.
Desde então, Stoner só havia pilotado nos circuitos de Motegi, Suzuka, Sepang e Losail, as duas primeiras ainda quando estava na Honda e as duas últimas já em seu retorno à Ducati, esse ano. O bicampeão foi acompanhado pelo piloto de testes da marca, Michele Pirro.
Apesar de a Comissão dos Grandes Prêmios ter decidido pela proibição das asas, Stoner rodou pelo circuito Marco Simoncelli com uma GP16 portando os artifícios aerodinâmicos. Em uma recente coluna para o site Autosport, o australiano confessou que ainda não teve tempo para conhecer o modelo desse ano como gostaria.
“Em comparação com a GP15, acho que a ’16 é apenas um pouco mais pouco mais fácil de pilotar e de obter o máximo de proveito. Ainda temos que descobrir o quão longe podemos ir com ela, porque o último teste foi curto (atrapalhado pela chuva), então não pudemos confirmar tudo como gostaríamos”, disse na ocasião dos testes em Losail.
O World Ducati Week é um evento anual promovido pela marca italiana. Em 2016, o WDW está maior do que nunca, porque eles estão comemorando 90 anos de sua fundação. Além da GP16, Stoner deve testar uma Panigale 1299.