Às vésperas de seu retorno às pistas depois de três anos de ausência (participando das 8 Horas de Suzuka) Casey Stoner está confiante. O australiano disse que sabe o que fazer para ser rápido como sempre.
Stoner será piloto oficial da Honda, ao lado de Michael Van Der Mark e Takumi Takahashi. Em entrevista ao diário alemão Speedweek, o australiano revelou que essa será sua primeira participação em uma prova de resistência.
“Além de uma corrida de kart de duas horas, que fiz juntamente com Chaz Davies na Suíça, esta é realmente a minha primeira prova de longa duração. Eu vou pegar algumas dicas com meu amigo Leon Camier (piloto britânico do World Superbike), que correu em Suzuka muitas vezes.” (Casey Stoner)
Stoner não disputa uma corrida há três anos, desde que se retirou das pistas após o Grande Prêmio de Valência de 2012. O bicampeão da MotoGP disse que vai precisar de algum tempo de adaptação, mas sabe o que precisa fazer para ser rápido.
“Eu já sei o que tenho que fazer para ser rápido, mas eu vou precisar de um pouco de tempo para construir alguma confiança. Normalmente, leva de cinco a oito voltas até que eu sinta a moto novamente, com certeza. Depois é que o trabalho de set-up realmente começa. Nos testes ainda não estou ido até o limite. Riscos desnecessários não ajudam, precisamos ser constantes a longo prazo, especialmente. É uma corrida longa e fisicamente exigente. Vou tentar encontrar um bom ritmo e me certificar de que não vou atrapalhar outros pilotos enquanto evoluo. Nesse tipo de corrida, você também tem que abaixar a cabeça.”
O exigente e seletivo circuito de Suzuka não é completamente novo para Stoner. O australiano correu lá nas 125cc em 2002 e nas 250cc no ano seguinte, quando o autódromo ainda fazia parte do Mundial de Motovelocidade. As 8 horas acontecem em 26 de julho e serão acompanhadas de perto pelo Notícias Motociclísticas.