Depois de revelar, há alguns anos, seu diagnóstico de Sindrome da Fadiga Crônica, Casey Stoner disse agora que também sofria de uma ansiedade fora do normal quando estava na MotoGP entre 2006 e 2012.
Stoner confessou no podcast GYPSY TALES que sofria de ansiedade há muitos anos, um problema que se manifestava especialmente quando o fim de semana corria bem e todos a sua volta esperavam que dominasse a corrida, uma pressão que muitas vezes o fez se contorcer no chão de seu motorhome.
“No dia da corrida, há muitos anos e isso é literal, principalmente nos meus últimos dois anos de MotoGP, quanto melhor o fim de semana estava, mais eu queria morrer“, desabafou. “Eu acabava literalmente enrolado no chão do motorhome ou onde quer que fosse, em um estado de merda, com o estômago revirado e eu simplesmente não queria correr.“
“Sentia a pressão da equipe, de todos que estavam me ajudando, no final você tem uma equipe de 70 pessoas ao redor você, às vezes até mais e quando você é o piloto número 1 e todos esperam que você vença todo fim de semana, isso me destruia“, explicou. “Só depois que me aposentei que entendi porque isso acontecia, então meu mantra últimos anos é ‘faça apenas o que você pode fazer, e não mais do que isso.'”
Depois de ter sido campeão pela Ducati em 2007 e novamente pela Honda em 2011, Stoner se aposentou em 2012 com apenas 27 anos e somente seis anos na Categoria Rainha. Hoje, o australiano acha que poderia ter contornado os problemas de uma forma melhor se soubesse de tudo na época.
“Se eu soubesse durante a minha carreira, teria sido mais fácil para mim, poderia ter lidado com certas situações de forma diferente“, avalia em retrospecto. “Eu tinha uma má reputação porque, às vezes, era muito fechado para as pessoas ou para a imprensa, porque eu nunca me sentia confortável fazendo isso. Eu nunca me sentia confortável com multidões e tudo isso.“
Depois que se retirou da MotoGP, Stoner atuou como piloto de testes da Honda entre 2013 e 2015 e da Ducati entre 2016 e 2018. Depois disso, o australiano sumiu totalmente da vida pública até ressurgir no paddock no final do ano passado como consultor da Ducati. É esperado que ele apareça em algumas etapas desse ano.