Casey Stoner foi o mais rápido hoje (30) no primeiro dia de testes coletivos no circuito de Sepang, na Malásia. O australiano marcou o tempo de 1min59s681 depois de 33 voltas. Andrea Dovizioso foi o único a conseguir acompanhá-lo virando abaixo de dois minutos antes de a chuva aparecer nas últimas duas horas.
O italiano marcou o tempo de 1min59s796, depois de rodar também 33 voltas. Ambos rodaram com uma Ducati GP17 equipada com o polêmico escapamento de fluxo variável, enquanto que Jorge Lorenzo pilotou uma GP16 e ficou apenas em 17º, 1s6 atrás do líder.
A terceira posição foi ocupada por Maverick Viñales, mais uma vez mostrando rápida adaptação à Yamaha. O espanhol rodou 55 voltas ficando a 0s447 de Stoner. A quarta posição ficou com o surpreendente Álvaro Bautista, que chegou a liderar no início do dia mesmo realizando apenas seu primeiro contato com a Ducati GP16.
Andrea Iannone colocou a primeira Suzuki em quinto, ficando a 0s8 de Stoner após 45 voltas. Seu companheiro de equipe Alex Rins foi muito cuidadoso participando de sua primeira sessão desde o acidente nos testes de Valência, em novembro. O espanhol ficou em 20º, mas foi um dos que mais rodou (53 voltas) se aventurando pela pista mesmo com chuva.
A primeira Honda ficou apenas em sexto com Cal Crutchlow. O britânico da equipe LCR marcou sua melhor volta em 2min00s570 na 28º de 45 voltas pela pista. Logo atrás, outra surpresa: Jonas Folger em um impressionante sétimo, sendo o novato mais rápido com a Tech3 Yamaha.
Tão rápido que ficou à frente de Valentino Rossi, apenas oitavo após rodar 28 voltas. O italiano, assim como Viñales, Folger e Johann Zarco (14º) testaram no circuito no final de 2016 em uma sessão particular. A nona posição ficou com o campeão Marc Márquez, que ficou a mais de um segundo do líder após percorrer 57 voltas. A HRC também experimentou um novo escapamento na moto do espanhol e de Dani Perdrosa (13º).
Fechando os dez primeiros ficou Hector Barberá, com a Ducati GP16 da equipe Avintia, que conseguiu superar Danilo Petrucci que pilotava a novíssima GP17 da Pramac. Aleix Espargaró foi a Aprilia mais rápida (15º) e Pol Espargaró a KTM mais veloz (16º), a 1s6 do líder após completar 59 voltas. Veja os resultados completos aqui. Os testes continuam amanhã.