A MotoGP voltou a contar com a presença de Casey Stoner nessa semana, durante os testes coletivos realizados no circuito Red Bull Ring, na Áustria. O australiano contou no que trabalhou durante os dois dias, o acidente e a possibilidade de voltar a correr.
O campeão de 2007 e 2011 não participava de uma sessão de testes com os demais pilotos da categoria desde Sepang, em março. Stoner deveria ter andado novamente no dia seguinte ao GP do Catar, mas uma inesperada chuva atrapalhou os planos.
“Fizemos muitas saídas curtas para mudar a moto o tempo todo, fiz comparações entre os chassis e nós ajustamos e mudamos tudo ao seu redor para tornar a moto mais estável sob frenagem em uma pista boa. Estou satisfeito, mas também um pouco desapontado no final, porque foi a primeira vez em quatro anos que tive que forçar [o ritmo] com um pneu macio e não foi como esperava, já que caí na curva 6. Estou muito feliz com o pneu duro e a moto estava boa, apesar de estar usando mais o chassi anterior em ambos os dias. Mas eu penso que nós podemos ser ainda melhores com a nova versão.” (Casey Stoner)
Como sempre, Stoner foi muito questionado sobre uma eventual participação Wild Card em alguma etapa da MotoGP ainda esse ano. Havia expectativas de que o piloto corresse na Áustria, mas Stoner foi direto ao ponto: “Não, não vai acontecer“, se limitou a dizer.
O chefe da Ducati, Paolo Ciabatti, no entanto, se recusa a fechar completamente a porta, mas afirma que eles não forçá-lo a nada: “Se ele nos diz que quer correr, vamos fazer todo o possível para agradá-lo. Se ele não quiser, nós nunca vamos pressioná-lo“, garantiu. A esperança é a última que morre…