Casey Stoner completou três dias de testes no circuito de Sepang na Malásia. O australiano testou a Honda RC213V versão 2015 e uma CBR 1000RR que será utilizada nas 8 Horas de Suzuka.
Sempre acompanhado da mulher Adriana e de sua filha, Stoner experimentou chassis com modificações, diversos tipos de eletrônica, uma nova suspensão, assim como freios da Brembo, com componentes de alumínio.
“No geral foi um bom teste, muito positivo, e tivemos muito o que fazer. No primeiro dia trabalhamos para conseguir uma boa base e tentamos algumas pequenas coisas antes que a chuva viesse e tivéssemos que parar. Em seguida, no segundo dia, passei muito tempo fazendo uma comparação entre o chassi da moto do ano passado e este, e também tentei diferentes variações de chassis. Trouxemos algumas novas pinças Brembo de alumínio para testar, e a Honda tinha outros componentes que conseguimos provar antes que a chuva voltasse.” (Casey Stoner)
O bicampeão mundial de MotoGP ainda conseguiu dar algumas voltas na CBR 1000RR que está sendo aprimorada pela HRC para as 8 Horas de Suzuka. Stoner disse que demorou a se acostumar com a moto, mas no final já estava se divertindo.
“No último dia eu confirmei os sentimentos da véspera e tentei vários pacotes eletrônicos e uma suspensão diferente. Experimentei também a CBR, que é muito diferente. Eu realmente nunca tinha pilotado esse tipo de moto: o câmbio, a posição de pilotagem, a potência do motor, peso, etc, foi tudo muito difícil e levou tempo para eu me acostumar. Depois de algumas seqüências de volta eu a entendi melhor e fui capaz de dar algumas referências. No geral foi divertido e eu gostei da sensação de jogar a traseira da moto nas curvas”.
Stoner agora abre caminho para que os pilotos oficiais da Honda, Marc Márquez e Dani Pedrosa prossigam com o desenvolvimento da moto em Sepang. Os testes pré-temporada, com as demais equipes da MotoGP começam no dia 4 de fevereiro, na pista malaia.