A SRC Kawasaki venceu ontem (21) a 42º edição das 24 Horas de Le Mans para motos, disputada no circuito Bugatti, na França. O trio Jérémy Guarnoni, David Checa e Erwan Nigon precisou de muita determinação para vencer a equipe Honda de Randy de Puniet, Yonny Hernandez e Sébastien Gimbert, após um duelo memorável decidido apenas nos últimos minutos de prova.
Na sessão de qualificação, o show ficou com a equipe ERC-BMW Motorrad Endurance, que graças à uma volta voadora de Kenny Foray conquistou a pole position. Eles foram seguidos da YART Yamaha e da surpreendente equipe privada Viltaïs em terceiro. A SRC Kawasaki anotou apenas a quarta posição no grid enquanto a Honda ficou em sexto.
Quem tomou a ponta na largada, no entanto, foi a equipe Suzuki (SERT), que havia largado apenas na quinta posição. Mas Randy de Puniet (Honda) não demorou muito para assumir a liderança por algumas voltas, antes de ser superado pelo seu compatriota Jérémy Guarnoni (SRC Kawasaki).
Apenas 30 minutos após a largada aconteceu a primeira grande notícia da prova: Mike Di Meglio caiu com a CBR1000RR da equipe F.C.C. TSR Honda France, atual campeã do Mundial de Endurance e líder do campeonato. O piloto conseguiu regressar aos boxes, mas os danos na moto foram tão extensos, que o time precisou de 50 minutos para consertá-la anulando definitivamente qualquer chance de vitória.
Ao entrarem na noite, a SRC Kawasaki continuava na liderança seguida da Suzuki a menos de uma volta. Por volta das 0h00, Randy De Puniet, que vinha em terceiro derrapou na freada da chicane e foi ao chão. Os danos não foram severos, mas o francês perdeu um minuto parado nos boxes para reparos. A equipe YART também teve problemas no meio da madrugada com uma falha mecânica na YZF-R1 que os tirou da briga pela vitória.
Com a chegada dos primeiros raios de sol, a Kawasaki SRC mantinha firme sua liderança, com cerca de 1 minuto e 32 segundos de vantagem para a Honda Endurance. A essa altura, a Suzuki, que vinha em terceiro, já estava a quatro voltas dos líderes.
A Honda, contudo, ainda não havia se dado por vencida. A solução para descontar o atraso foi realizar menos pit-stops, contando com o consumo de combustível mais brando de sua CBR1000RR Fireblade. A estratégia deu certo e restando 1 hora e 17 minutos para a bandeirada eles assumiram a liderança, com duas paradas a menos que a Kawasaki.
Restando 50 minutos para o término da corrida, Jeremy Guarnoni realizou seu último pit-stop e recebeu a incumbência de alcançar Yonny Hernandez, que havia recebido a Honda de De Puniet com 18 segundos de vantagem na liderança.
Com pneus novos e gasolina de sobra, Guarnoni começou a descontar 1 segundo por volta, ao passo que Hernandez não podia forçar muito ou arriscaria ficar com pane seca nos últimos instantes. Restando 20 minutos, o safety car entrou na pista zerando de vez a diferença entre eles.
Na relargada, Guarnoni não teve dificuldades em superar Hernandez, que aproveitou para realizar um splash and go antes de completar a prova em segundo. A Suzuki completou o pódio em terceiro. A marca de Hamamatsu no entanto, ficou com a vitória na categoria Superstock, cujo vencedor chegou em sétimo na geral, 18 voltas atrás do líder.
Foi a décima vitória da SRC Kawasaki nas 24 Horas de Le Mans e, graças a essa vitória, a marca verde também assumiu a liderança do Campeonato Mundial com 102 pontos, ficando à frente da Suzuki (86) e da Wepol Racing (80). No campeonato de construtores, no entanto, a Yamaha é a líder (104). A próxima etapa são as 8 Horas da Eslováquia, em 11 de maio.
24 Horas de Le Mans – Resultados Finais (dez primeiros)
1. Team SRC Kawasaki France (Kawasaki Ninja ZX-10R) – 24:00:54.139 – 839 voltas
2. Honda Endurance Racing (CBR1000RR) – 1:00.550 – 839
3. Suzuki Endurance Racing Team (GSX-R1000) – a 1 volta
4. WEPOL Racing (Yamaha YZF-R1) – a 11 voltas
5. Bolliger Team Switzerland (Kawasaki Ninja ZX-10R) – a 12 voltas
6. 3ART- Moto Team 95 (Yamaha YZF-R1) – a 17 voltas
7. Motors Events (Suzuki GSX-R1000) – a 18 voltas
8. National Motos (Honda CBR1000RR) – a 18 voltas
9. Moto Ain (Yamaha YZF-R1) – a 21 voltas
10. Team 33 Coyote Louit Moto (Kawasaki Ninja ZX-10R) – a 23 voltas