Jorge Martin venceu hoje (13) a Sprint Race do GP da França de MotoGP no circuito de Le Mans. O espanhol tomou de assalto a liderança na quarta volta para não mais perdê-la. Marc Márquez chegou em quinto e Fabio Quartararo caiu.
A vitória de Martin (Ducati) começou a se desenhar ainda na largada, quando pulou de quarto para segundo, se posicionando à frente de Jack Miller (KTM), Márquez (Honda) e Luca Marini (Ducati), atrás apenas do pole position, Pecco Bagnaia (Ducati).
Destaque nas Sprint Racers até agora, Brad Binder (KTM) também largou bem, vindo de 10º para sexto. O sul-africano ganharia ainda mais uma posição com a queda de seu companheiro de equipe Miller na segunda volta. Na mesma volta ele ainda passaria Marini para ficar em quarto.
Martin ultrapassou Bagnaia na quarta volta e imediatamente disparou na liderança, não dando nenhuma chance de revide. A briga ficou entre Bagnaia, Márquez e Binder, que nesse momento era o piloto mais veloz da pista. Lá atrás, Quartararo (Yamaha) vinha em uma corrida de recuperação, em 11º.
A briga de Bagnaia e Márquez ficou tão intensa que Binder aproveitou para passar os dois de uma só vez na quinta volta. O sul-africano partiu, então, para tentar se aproximar de Martin, mas o espanhol estava implacável, já correndo dois segundos à frente.
Visivelmente andando no limite, Márquez conseguiu passar Bagnaia na sexta volta, mas permaneceu com o italiano em sua cola, acompanhado de Marini. Na volta seguinte, seu irmão, Alex Márquez (Ducati) foi ao chão abandonando a prova.
Márquez e Bagnaia continuaram brigando com direito a alguns toques (que desagradaram bastante o campeão do Mundo) até a décima volta, quando ele aproveitou a potência extra de sua Ducati para passá-lo na reta dos boxes. Uma volta depois, Marini fez o mesmo, do mesmo jeito.
Livre de Márquez, Bagnaia tentou uma aproximação a Binder, que já não conseguia acompanhar Martin, isolado na dianteira. Quartararo já era o oitavo, mas acabou perdendo o controle de sua Yamaha quando restavam apenas três voltas para o final.
No final, Martin cruzou a linha de chegada com 1s8 de vantagem para Binder, em segundo. Bagnaia conseguiu tirar a diferença para 0s7, mas acabou mesmo em terceiro. Se a corrida fosse com suas voltas normais, a situação poderia ser diferente.
Marini se afastou de Márquez e cruzou em quarto, que deu a sorte de Johann Zarco (Ducati) ter errado na última volta e não efetivou um ataque. Apagado, Marco Bezzecchi (Ducati) chegou em sétimo e perdeu a vice-liderança do campeonato para Binder. Confira abaixo os resultados finais.
GP da França – Sprint Race
- Jorge Martin, Ducati, 13 voltas em 19:59,037 min
- Brad Binder, KTM, + 1,840 seg
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 2,632
- Luca Marini, Ducati, + 3,418
- Marc Márquez, Honda, + 3,541
- Johann Zarco, Ducati, + 4,483
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 5,224
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 6,359
- Maverick Viñales, Aprilia, + 8,336
- Takaaki Nakagami, Honda, + 9,439
- Alex Rins, Honda, + 12,388
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 14,125
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 15,121
- Joan Mir, Honda, + 15,383
- Alex Márquez, Ducati, + 15,591
- Danilo Petrucci, Ducati, + 19,415
- Lorenzo Savadori, Aprilia, + 26,992