Jorge Martin conquistou hoje (28) a vitória na Sprint Race do GP da Tailândia de MotoGP. O espanhol venceu a sua quinta corrida curta no ano e mostra que ainda está na disputa pelo título. Líder do Campeonato, Pecco Bagnaia, não passou do 7º lugar.
Depois de conquistar a pole position, Martin (Pramac) manteve a liderança desde a largada, como sempre imprimindo um ritmo forte para abrir distância para os demais. Bagnaia (Ducati0, por outro lado, recuou de 6ª para oitavo, atrás dos irmãos Márquez.
Em segundo vinha Luca Marini (VR46) e Aleix Espargaró (Aprilia), que não teve como se defender dos ataques de Brad Binder (KTM), sendo ultrapassado pelo sul-africano na volta 2. Como sempre, tentando se manter próximo, Marc Márquez (Honda) vinha em quinto.
Enquanto Martin abria, Marini passou a ser pressionado por Binder. Depois de muitas tentativas frustradas, o sul-africano conseguiu assumir a segunda posição na 7ª volta e tentou buscar Martin, que já corria 1s6 a frente. Mais atrás, Bagnaia vinha em 7ª.
Binder não conseguiu se aproximar de Martin, nem se livrar de Marini, que permaneceu na sua cola. Logo atrás vinham Espargaró, Márquez e Marco Bezzecchi (VR46). Bagnaia pulou para sexto quanto Maverick Viñales (Aprilia) foi penalizado por exceder os limites da pista.
Após 13 voltas, Martin continuou a pilotar com confiança até a linha de chegada, vencendo por cerca de 1 segundo de vantagem a frente de Binder e de Marini. Essa foi a quinta vitória do espanhol em Sprint Races no ano e mostrou que, se não é o piloto mais maduro, é o mais veloz do momento.
Na última volta, Espargaró cometeu um erro na curva 3 e Márquez passou para o quarto lugar. O piloto da Aprilia contra atacou, mas no final o piloto da Honda conseguiu manter a posição. Bagnaia não conseguiu ultrapassar Bezzecchi teve que se contentar com o 7º lugar.
Alex Márquez (Gresini) completou na oitava posição, com Johann Zarco (Pramac) em nono, a mais de 7 segundos do seu companheiro de equipe. Jack Miller (KTM) completou os dez primeiros lugares pontuáveis, com Fabio Quartararo (Yamaha) ficando de fora, em 11ª.
Com esses resultados, Martin reduziu a diferença para Bagnaia no campeonato para 18 pontos, tabela que chegou a liderar após a Sprint Race no Japão, mas ficou atrás novamente após os erros cometidos na corrida longa em Motegi e em Phillip Island.
GP da Tailândia – Sprint Race
- Jorge Martin, Ducati, 13 voltas em 19:41,593 min
- Brad Binder, KTM, + 0,933 seg
- Luca Marini, Ducati, + 1,841
- Marc Márquez, Honda, + 3,503
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 3,581
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 4,029
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 4,121
- Alex Márquez, Ducati, + 6,727
- Johann Zarco, Ducati, + 7,323
- Jack Miller, KTM, + 9,240
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 9,339
- Joan Mir, Honda, + 10,356
- Enea Bastianini, Ducati, + 12,312
- Raúl Fernández, Aprilia, + 15,390
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 15,535
- Pol Espargaró, KTM, + 15,644
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 17,753
- Maverick Viñales, Aprilia, + 22,675
- Takaaki Nakagami, Honda, + 37,854