Pecco Bagnaia venceu hoje (19) a Sprint Race do Grande Prêmio da Áustria de MotoGP no circuito Red Bull Ring. O campeão controlou os ataques de Brad Binder em uma corrida marcada por um múltiplo acidente na largada.
Bagnaia (Ducati) manteve sua pole position na largada seguido de Binder e Jack Miller, ambos da KTM. Mais atrás, uma carambola múltipla envolveu Maverick Viñales (Aprilia), Johann Zarco (Pramac), Miguel Oliveira (RNF), Marco Bezzecchi (VR46) e Fabio Quartararo (Yamaha) na curva 1.
Viñales, Quartararo e Bastianini conseguiram desviar perdendo muitas posições, mas Oliveira foi ao chão e ficou por ali mesmo. Zarco e Bezzecchi ainda se levantaram e tentaram seguir, mas ambos acabariam por abandonar a corrida mais tarde.
Binder bem que tentou ultrapassar Bagnaia nas primeiras voltas e conseguir a vitória em frente à seus chefes austríacos. Mas o cerebral Bagnaia manteve a calma e pouco a pouco começou a se distanciar do piloto da KTM. O mesmo acontecia com Miller na terceira posição.
O australiano seria ultrapassado por Luca Marini (VR46) na abertura da sexta volta. Logo em seguida, ele perdeu o ponto de freada no grampo e Jorge Martin (Pramac) também passou. O espanhol, então, foi à caça do irmão de Valentino Rossi.
Uma volta mais tarde, Martin colocou por dentro na freada para a nova chicane e tocou na moto de Marini que acabou caindo. Visivelmente irritado, o italiano acabou fora da prova, entregando o quarto lugar novamente para Jack Miller e Alex Márquez (Gresini), que vinha na sequência.
Mas Miller não conseguiu sustentar a quarta posição. Com sua Ducati GP22, Alex Márquez não teve dificuldades em ultrapassá-lo e se isolar na quarta posição. Os quatro primeiros passaram a correr separados, sem brigas até a linha de chegada.
Bagnaia venceu com 2 segundos de vantagem para Binder, que chegou 3s0 à frente de Martin. Alex Márquez foi o quarto, com Miller em quinto e Pol Espargaró (GasGas) em uma extraordinária 6ª posição, depois de brigar muito com Aleix Espargaró e Maverick Vinales, sétimo e oitavo.
Depois de largar apenas na 18ª posição, Marc Márquez (Honda) evitou as escaramuças para chegar em uma surpreendente 10ª posição, atrás de Franco Morbidelli (Yamaha). Fabio Quartararo (Yamaha), por outro lado, foi penalizado com uma volta longa e fechou apenas em 15ª.
GP da Áustria de MotoGP – Sprint Race
- Pecco Bagnaia, Ducati, 14 voltas em 21:01,844 min
- Brad Binder, KTM, + 2,056 seg
- Jorge Martin, Ducati, + 5,045
- Alex Márquez, Ducati, + 8,252
- Jack Miller, KTM, + 11,365
- Pol Espargaró, KTM, + 11,816
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 11,960
- Maverick Viñales, Aprilia, + 11,984
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 13,634
- Marc Márquez, Honda, + 14,435
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 15,251
- Joan Mir, Honda, + 16,740
- Enea Bastianini, Ducati, + 18,825
- Raúl Fernández, Aprilia, + 19,536
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 22,321
- Iker Lecuona, Honda, + 25,593
- Augusto Fernández, KTM, + 25,789