Alex Márquez venceu hoje (5) a sua primeira corrida na MotoGP na Sprint Race do GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone. Com pista úmida, o espanhol controlou a aproximação de Marco Bezzecchi, que cruzou em segundo.
A pista ainda estava úmida, mas em condições bem melhores do que as de uma hora antes, quando foi realizada a sessão classificatória. Ainda assim, todos os pilotos tiveram que alinhar com pneus para chuva em uma corrida de apenas dez voltas.
Na largada, o pole position Bezzecchi (VR46) manteve a ponta apenas por poucos metros, porque Jack Miller (KTM) assumiu a liderança na segunda curva. Alex Márquez (Gresini), que partiu da 3ª posição, ainda perdeu posições para Augusto Fernandez (GasGas) e Jorge Martin (Pramac).
Mas Márquez realmente estava inspirado. Na terceira volta, o espanhol passou Martin, Bezzecchi e Miller, pegando a liderança. O australiano, como já aconteceu várias vezes nessa temporada, teve um ótimo começo, mas começou a perder posições a medida em que a corrida avançava.
Por outro lado quem começou a crescer foi Maverick Viñales (Aprilia). O espanhol superou Fernandez, Martin e Miller para se estabelecer na terceira posição. Seu companheiro de equipe resolveu acompanhá-lo e fez o mesmo caminho, vindo a ocupar a quarta posição na sexta volta.
Espargaró só não contava com o avanço de Johann Zarco (Pramac), que também fazia uma corrida de recuperação e o superou na volta seguinte. Enquanto tudo isso acontecia, o campeão Pecco Bagnaia (Ducati) era apenas 13ª, Marc Márquez (Honda), 18ª e Fabio Quartararo (Yamaha), 21ª!
Na última volta, Bezzecchi tentou se aproximar de Márquez e chegou a encurtar a diferença para meio segundo nas últimas curvas. O espanhol, entretanto, conseguiu sustentar a liderança até a linha de chegada, que cruzou com meros 0s3. Mais uma volta e as coisas seriam diferentes.
Viñales cruzou em terceiro, com Zarco em quarto, Aleix Espargaró em quinto e Martin em sexto. Miller ainda conseguiu salvar uma sétima posição, a frente de Fernandez e seu colega de equipe Brad Binder, apagado hoje. Miguel Oliveira (RNF Aprilia) fechou o top 10.
Foi um dia para os últimos campeões esquecerem. Bagnaia foi superado por Enea Bastianini (Ducati) e fechou apenas em 14ª. Irreconhecível, Marc Márquez foi superado por Joan Mir (Honda) e ficou mesmo em 18ª. Fabio Quartararo (Yamaha) não conseguiu avançar e cruzou em 21ª, penúltima posição.
GP da Inglaterra – Sprint Race
- Alex Márquez, Ducati, 10 voltas
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,366 seg
- Maverick Viñales, Aprilia, + 3,374
- Johann Zarco, Ducati, + 5,671
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 6,068
- Jorge Martin, Ducati, + 7,294
- Jack Miller, KTM, + 9,415
- Augusto Fernández, KTM, + 9,850
- Brad Binder, KTM, + 10,435
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 11,247
- Luca Marini, Ducati, + 17,365
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 20,063
- Enea Bastianini, Ducati, + 24,352
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 25,527
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 27,191
- Pol Espargaró, KTM, + 27,693
- Joan Mir, Honda, + 29,062
- Marc Márquez, Honda, + 29,326
- Raúl Fernández, Aprilia, + 29,627
- Takaaki Nakagami, Honda, + 29,909
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 30,326
- Iker Lecuona, Honda, + 47,674