Com a segunda maior reta do calendário, o circuito de Mugello é uma boa oportunidade para averiguarmos quais são as motocicletas mais velozes da MotoGP atual. E nos treinos livres realizados hoje (31), a liderança ficou com uma surpresa: Alex Rins, de Suzuki.
Na longa reta dos boxes que possui 1.141 metros de extensão (atrás apenas dos 1.200 metros do Circuito das Américas) Rins conseguiu marcar 350,0 km/h com sua Suzuki GSX-RR, pela primeira vez superando as Ducati de Danilo Petrucci, Jack Miller e Andrea Dovizioso.
Dovizioso, no entanto, continua possuindo o recorde oficial da pista, 356.5 km/h, estabelecidos no ano passado. Aliás, a Ducati, com seu poderoso motor V4 ocupa as cinco primeiras posições nesse recorde, com Petrucci (355.8 km/h), Michele Pirro (355.2 km/h), Andrea Iannone em 2016 (354.9 km/h) e novamente Pirro em 2017 (354.7 km/h).
Voltando a 2019, Andrea Iannone colocou a Aprilia RS-GP na quinta posição com 344,4 km/h ficando à frente da Honda de Jorge Lorenzo (343,8 km/h) e de outra Aprilia, a de Aleix Espargaró (343,7 km/h) em sétimo. O líder do campeonato Marc Márquez ficou apenas em oitavo, com 343,1 km/h.
Como acontece em todos os anos, as Yamaha comeram poeira. Conhecidas por serem boas de curva, mas lentas de reta, as YZR-M1 ficaram apenas em 16º com Fábio Quartararo (340,6 km/h) e 20º com Valentino Rossi (337,9 km/h). Franco Morbidelli foi o último colocado nesse speed trap conseguindo somente 330,3 km/h.
Para vocês verem como velocidade em reta não é tudo: Apesar de pilotar uma Ducati, Francesco Bagnaia também foi um dos mais lentos, 340,3 km/h no FP2. Entretanto, foi o italiano quem conquistou a volta mais rápida da segunda sessão, com 1min46s732, à frente de Quartararo (337,2), enquanto que o terceiro colocado Danilo Petrucci marcou 344,7 km/h.
O primeiro dia de atividades em Mugello viu outras marcas interessantes. Pela primeira vez na história, uma Moto2 ultrapassou a barreira dos 300 km/h. A honra coube a Niccolò Bulega com exatos 300,6 km/h, superando com larga margem os 293,3 km/h de Hector Barberá com o antigo motor da CBR600RR no ano passado. Além disso, Marc Márquez desafiou as leis da física ao conseguir incríveis 65º de inclinação nas curvas superando a marca anterior que era de 63º. Essa corrida promete!
Speed Trap Mugello 2019 – FP1
01. Alex Rins (Suzuki) – 350,0 km/h
02. Danilo Petrucci (Ducati) – 348,7
03. Jack Miller (Ducati) 346,4
04. Andrea Dovizioso (Ducati) – 346,1
05. Andrea Iannone (Aprilia) – 344,4
06. Jorge Lorenzo (Honda) – 343,8
07. Aleix Espargaró (Aprilia) 343,7
08. Marc Márquez (Honda) 343,1
09. Cal Crutchlow (Honda) 342,9
10. Karel Abraham (Ducati) 342,6
11. Pol Espargaró (KTM) 342,6
12. Tito Rabat (Ducati) – 341,5
13. Joan Mir (Suzuki) – 341,3
14. Johann Zarco (KTM) – 341,2
15. Michele Pirro (Ducati) – 341,0
16. Fabio Quartararo (Yamaha) – 340,6
17. Miguel Oliveira (KTM) 338,7
18. Takaaki Nakagami (Honda) – 338,6
19. Francesco Bagnaia (Ducati) – 338,2
20. Valentino Rossi (Yamaha) – 337,9
21. Maverick Viñales (Yamaha) – 336,1
22. Hafizh Syahrin (Yamaha) – 334,4
23. Franco Morbidelli (Yamaha) – 330,3