A Sony Group Corporation e a Honda Motor Co anunciaram uma Joint Venture na qual planejam se envolver no desenvolvimento e venda de veículos elétricos movidos à bateria (EVs) e comercializá-los em conjunto com a prestação de serviços de mobilidade.
A aliança visa reunir as competências de desenvolvimento de mobilidade da Honda, incluindo tecnologia de fabricação de carrocerias de veículos e experiência de gerenciamento de serviço pós-venda, com a experiência da Sony no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento.
“A Nova Empresa terá como objetivo a vanguarda da inovação, a evolução e a expansão da mobilidade em todo o mundo, adotando uma abordagem ampla e ambiciosa para criar valor que exceda as expectativas e a imaginação dos clientes“. disse Toshihiro Mibe, CEO da Honda. “Embora a Sony e a Honda sejam empresas que compartilham muitas semelhanças históricas e culturais, nossas áreas de especialização tecnológica são muito diferentes. Portanto, acredito que esta aliança, que reúne os pontos fortes de nossas duas empresas.“
“O propósito da Sony é encher o mundo de emoção através do poder da criatividade e da tecnologia“, disse o CEO da Sony Kenichiro Yoshida. “Por meio desta aliança com a Honda, que acumulou uma extensa experiência global e diversas conquistas na indústria automotiva ao longo dos anos e que continua realizando avanços revolucionários neste campo, pretendemos construir nossa visão de ‘tornar o espaço de mobilidade um ambiente emocional’ e contribuir para a evolução da mobilidade centrada em segurança, entretenimento e adaptabilidade.”
É esperado que as vendas do primeiro modelo elétrico fruto desta parceria comecem em 2025. Espera-se que a nova empresa planeje, projete, desenvolva e venda os EVs, mas não possua e opere instalações de fabricação e, portanto, que a Honda seja responsável por fabricar o primeiro modelo em sua fábrica de veículos. Certamente as motocicletas também se beneficiarão dessa parceria.