Maverick Viñales foi o mais veloz hoje (18) no segundo dia de testes coletivos de Phillip Island, na Austrália. O jovem espanhol marcou o tempo de 1min29s131, superando Marc Márquez e Jorge Lorenzo, em uma sessão onde os dez primeiros ficaram no mesmo segundo.
As atividades começaram lentamente, já que o circuito australiano ainda estava molhado pela manhã. Apenas Andrea Dovizioso, Andrea Iannone, Takuya Tsuda (piloto de testes da Suzuki) e Lorenzo foram à pista. Eles aproveitaram para testar os pneus intermediários da Michelin. A marca francesa trouxe dois novos compostos para o pneu traseiro que muito agradaram os pilotos.
Na medida em que as condições da pista melhoraram, Viñales, Márquez e Valentino Rossi surgiram nas primeiras posições. Houve uma breve interrupção quando uma garoa começou a cair, mas que não durou muito. O espanhol da Suzuki estava muito a vontade e foi o primeiro a quebrar a barreira dos 1min30s.
Na parte da tarde, com a pista completamente seca, os dez primeiros colocados já rodavam voltas em 1min29s. Entretanto, Viñales continuava sendo o mais rápido, ao estabelecer 1min29s131 na sua 63º volta, meio segundo mais rápido que sua melhor volta durante o Grande Prêmio da Austrália, em outubro do ano passado.
Em sua penúltima volta, Márquez marcou 1min29s292, ficando a apenas 0s161 de Viñales. A Honda testou diferentes variações de chassi, mas o motor já é a especificação 2016. Em sua 65º volta, Lorenzo cravou 1min29s357, o suficiente para ficar em terceiro. Rossi veio em sua cola em quarto, apenas 47 milésimos atrás do campeão.
Ainda pilotando a Honda de 2015, Cal Crutchlow manteve o 5º lugar de ontem, seguido de um impressionante Hector Barberá. O espanhol da equipe Avintia foi o piloto Ducati mais veloz do dia, ficando à frente de Iannone com a GP16, por apenas 3 milésimos.
Apenas em oitavo, Dani Pedrosa foi o responsável pela última interrupção do dia, quando caiu sem maiores consequências na curva quatro. Mostrando que realmente gostou muito da Ducati, Scott Redding se posicionou em nono, à frente de Bradley Smith, que fechou os dez primeiros. A diferença do primeiro para o décimo foi de apenas 0s861. Confira aqui os resultados completos.