Sem ser ameaçado, Jorge Lorenzo conquistou hoje (12) a pole position para o Grande Prêmio de San Marino, em Misano. O espanhol cravou a insuperável marca de 1min32s146 colocando pouco mais de um centésimo de vantagem para Marc Márquez. Valentino Rossi completa a primeira fila.
O espanhol, que já havia quebrado o recorde da pista ontem (11) continuou o domínio no último treino livre (FP4) ao marcar o já impressionante tempo de 1min33s063. A seguir, vinham Marquez, Dani Pedrosa, Andrea Dovizioso e Rossi, que mostrava um ritmo apenas mediano.
A primeira parte da classificação (Q1) começou com os dois pilotos da Suzuki, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, ditando o ritmo. Logo, porém chegaram os ingleses Cal Crutchlow e Scott Redding para pulverizar a marca dos espanhóis.
Espargaró, no entanto pilotava com muita garra, retomando a primeira posição de Crutchlow. A briga entre os dois acabou promovendo os dois para o Q2 e rebaixou Redding e Viñales para terceiro e quarto. O inglês da Marc VDS ficou muito decepcionado, pois apenas um minuto antes estava praticamente garantido para a próxima fase.
Bastou Lorenzo voltar à pista no Q2 para continuar imprimindo seu domínio. O piloto da Yamaha logo estabeleceu o tempo de 1min32s357 com quase três décimos de vantagem sobre Márquez. Os pilotos da Tech3, Bradley Smith e Pol Espargaró surpreendem em terceiro e quarto até a queda do espanhol.
Rossi vinha apenas em quinto e parecia incapaz de alcançar Lorenzo e até os pilotos a sua frente. Pedrosa, mais rápido do que o habitual chegou a desbancar Márquez da segunda posição, antes do campeão do mundo mostrar quem manda na Honda e recuperar o posto.
Enquanto Lorenzo baixava ainda mais, para 1min32s146, o suficiente para garantir a pole position, Rossi fazia apenas 1min32s952, sendo sistematicamente superado por Smith, Andrea Iannone e até por Michele Pirro, piloto de testes da Ducati, que participa da prova como convidado.
Nos últimos segundos, quando ocupava apenas a sétima posição, Rossi acerta uma boa volta, garantindo a terceira posição. Pedrosa ficou em quarto, Pirro surpreende em quinto, ficando à frente dos pilotos principais da Ducati, Iannone e Dovizioso, sétimo e oitavo, respectivamente. Danilo Petrucci e Aleix Espargaró fecham os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.