Depois de perderem a primeira rodada de treinos livres coletivos na semana passada, Bradley Smith e Pol Espargaró começaram nessa semana o aquecimento para as 8 Horas de Suzuka. Os dois se juntarão à Katsuyuki Nakasuga com a equipe oficial da Yamaha na tradicional prova de resistência, marcada para 26 de julho.
Nessa quinta-feira (16), Smith pela primeira vez pode experimentar a YZF-R1 com pista seca, depois de dias de chuva. O britânico que compete na MotoGP (ao lado de Espargaró pela equipe Tech3 Yamaha) achou a R1 muito semelhante ao protótipo YZR-M1 que utiliza no campeonato mundial.
“Há algumas coisas que precisamos trabalhar, porque a máquina obviamente não pára de evoluir, mas a sensação (de pilotagem) é como uma M1, não vou negar. Todos os pilotos estão felizes com posições de pilotagem e coisas assim então não há nada que nós precisemos virar de cabeça para baixo, o que é sempre algo agradável.” (Bradley Smith)
Smith e Espargaró são novatos nas 8 Horas de Suzuka, e o britânico teceu diversos elogios à Katsuyuki Nakasuga, cinco vezes campeão japonês de superbike e também piloto de testes da Yamaha. Smith claramente o considera o “líder” do trio na prova de resistência e talvez “a chave” para vencer a Honda.
“Nakasuga teve alguns bons resultados e virou alguns grandes tempos de volta; ele andou de MotoGP também, então ele sabe o que estamos procurando. Está ganhando o campeonato japonês de novo, e ok, talvez o nível não seja tão elevado, mas, é alto o suficiente para estar conosco. Ele é apenas dois segundos por volta mais lento em uma moto de MotoGP, por isso é um cara inteligente. Ele sabe o que precisa fazer.”
A Yamaha vai tentar interromper a sequencia de vitórias da Honda nas 8 Horas de Suzuka, que faturou as últimas dez edições. A marca da asa também está trazendo um time estelar para a prova, contando com Takumi Takahashi, Michael Van Der Mark e o bicampeão da MotoGP, Casey Stoner.