Os últimos trâmites necessários para que as obras de um novo autódromo no País de Gales se iniciem foram finalmente resolvidos. A pista, em Blaenau Gwent será a sede do Grande Prêmio da Grã-Bretanha de MotoGP nos próximos anos.
O acordo entre o governo local e a Dorna foi firmado ainda em 2014. Entretanto as obras ainda nem começaram devido à problemas sobre a propriedade do terreno de 830 acres. A corrida desse ano deveria ter acontecido em Donington Parke, mas acabou sendo sediada em Silverstone, tendo a vitória de Valentino Rossi.
Foi preciso que se instaurasse um inquérito público de oito dias em março para resolver as pendências. Hoje (18) os responsáveis pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales (HOTVDC) confirmaram que o pedido foi aceito limpando o obstáculo final de planejamento para o desenvolvimento do circuito de Gales.
“Gostaríamos de agradecer os conselhos e à comunidade de Welsh que apoiaram o projeto durante todo o processo de planejamento até este ponto”, disse o CEO da HOTVDC, Michael Carrick . ”O Circuito de Gales tem a capacidade de gerar milhares de oportunidades de emprego, atrair maior investimento a longo prazo e entregar a regeneração em Blaenau Gwent e sul de Gales.”
O enorme complexo que inclui, além do circuito, um parque temático, um kartódromo e área de lazer é uma iniciativa para revigorar a economia da região, gerando cerca de 6 mil novos empregos. Os promotores agora correm contra o tempo para deixar tudo pronto para que a primeira corrida aconteça em 2017. No próximo ano, a etapa novamente será em Silverstone.