Talvez o último grande ícone de pura performance já desenvolvido em duas rodas, o modelo 2022 da Kawasaki Ninja H2/H2R acaba de ser anunciado apenas com aprimoramentos sutis.
Exclusiva para uso em pistas de competição, a Ninja H2R não perdeu nenhum de seus exuberantes 315 cv a 14.000 rpm e 16,8 kgf.m a 12.500 rpm. Números com os quais conseguiu quebrar a barreira dos 400 km/h no passado. O escapamento também permanece o mesmo, dando continuidade à imagem estilizada do conjunto.
O mesmo pode ser dito sobre a sua versão civil, Ninja H2, que foi uma das primeiras superbikes a oferecer 200 cv de potência e e 13,5 kgf.m de torque a um ser humano sem habilidades de piloto. O que elas trazem de novo? Novos apêndices aerodinâmicos que servem para manter a roda dianteira grudada no chão.
Enquanto isso, o piloto desfruta de uma posição de pilotagem ergonômica desenvolvida no túnel de vento e auxiliada por um assento com almofadas laterais de apoio ajustáveis para frente e para trás. Esteticamente, não há novos destaques na moto, que continua com sua cor preto/cinza espelhada e autocorretiva, bastante intimidante.
Pintado de verde, o quadro multitubular é projetado para suportar as enormes forças que gera e, por isso são utilizados tubos de diferentes larguras e espessuras, todos calculados por meio de uma simulação computacional exclusiva da marca, que aprimora ao máximo as características de tensão e resistência.
A suspensão é composta por garfos invertidos de 43 mm e amortecedor Öhlins TTX36 com reservatório a gás, ambos completamente reguláveis. A frenagem é garantida por discos Brembo de 330 mm com pinças Stylema monobloco de quatro pistões. O peso total é de 216 kg.
As motos sobrealimentadas contam com embreagem deslizante e um pacote de ajudas eletrônicas gerenciadas pela IMU da Bosch, como modos de pilotagem, ABS em curvas, controle de deslizamento, de empinada e de tração, que permitem você se sentir um verdadeiro Marc Márquez sem nunca ter pisado em um autódromo.
Claro que toda esta tecnologia e inovação têm um preço: simplesmente 55.000 euros (R$ 350.000,00), uma quantia de tirar o fôlego mesmo na Europa. É uma moto para poucos, mas, para nossa alegria, a Kawasaki afirma que o modelo continuará a estar conosco pelo menos até 2023.