A empresa japonesa Showa está apresentando um novo sistema de suspensão, o “EERA Heightflex”, que reduz automaticamente a altura da sua motocicleta, momentos antes de pará-la para colocar os pés no chão. O recurso visa facilitar a vida dos pilotos de menor estatura.
A novidade foi apresentada no Salão de Milão (EICMA), realizado no início do mês. Controlada de forma eletrônica, a suspensão abaixa a motocicleta automaticamente quando a motocicleta para, em um procedimento que leva pouco mais de um segundo. Além disso, a altura mantém-se nivelada quando a moto estiver com muita carga.
Quando a altura ideal da motocicleta deve ser mantida, uma válvula hidráulica controlada eletronicamente é ativada ou desativada para manter o cilindro hidráulico em uma posição fixa. Entretanto, o sistema utiliza óleo circundante entre o corpo do amortecedor e o tanque como nos amortecedores tradicionais.
A Showa mostrou o sistema em funcionamento em uma Honda CRF1000L África Twin, o que não surpreende visto a relação próxima entre as duas marcas. Eles, contudo, não fizeram previsões sobre disponibilidade. É provável que o seu aparecimento venha nas motos Adventure num futuro não muito distante.
Suspensões ajustáveis em altura não são novidade. A antiga Suzuki DR350 com SHC era capaz de baixar hidraulicamente o seu chassis. Mais recentemente, o sistema de suspensão “Skyhook” da Ducati é capaz de alterar a altura da suspensão da Multistrada 1200 S ao toque de um botão.