Você já ouviu falar de “shimmy”? Conheça e previna-se desse perigoso efeito que pode acontecer com sua motocicleta na estrada, em alta ou baixa velocidade quando você menos esperar.
A cena se repete sempre: um motociclista está na estrada aparentemente no controle da situação. De repente, a moto começa a chacoalhar violentamente de um lado para o outro fazendo-o com que perca o controle. Se você já passou por esse aterrorizante momento esteve sobre os efeitos do shimmy.
A expressão em inglês é derivada do verbo shimmy (oscilar) e normalmente vem associada ao ato de dançar jogando os quadris de um lado para o outro. Sabe a dança do ventre? É aquilo mesmo. No Brasil, o termo foi aportuguesado como “ximar” ou “chimar”.
Motocicletas são projetadas para serem inerentemente estáveis em linha reta. O efeito giroscópico das rodas e do motor cria essa estabilidade. Pneus e suspensões são os responsáveis por receber e absorver os solavancos da estrada, mas nem sempre isso é possível.
Raramente você encontra uma estrada perfeita para percorrer. Quando a moto atinge um buraco ou ondulação o pneu vai chacoalhar ou oscilar. Esta condição indesejada pode se transformar em uma vibração que não é absorvida pela suspensão.
Essa vibração ou oscilação é transmitida para o guidão até chegar aos braços do piloto. Normalmente ela desaparece à medida que a velocidade aumenta ou diminui, mas em muitos casos o piloto não consegue manter o controle da motocicleta com resultados desastrosos.
Carros, caminhões, ônibus e até mesmo aviões podem apresentar características de shimmy, mas as motocicletas, graças à sua dinâmica, com a possibilidade de inclinar-se e até mudar a posição de pilotagem em movimento, tornam-se mais suscetíveis ao fenômeno.
Uma pesquisa italiana notou que há dois tipos de shimmy: abaixo de 6 Hz é conhecido como “weave”, quando a dianteira e a traseira formam uma onda uniforme; acima de 6 Hz podemos ver que a amplitude das oscilações é maior perto da frente do quadro (particularmente no tubo de direção).
Uma motocicleta decente e bem acertada dificilmente apresenta risco de shimmy imediato. Para que o fenômeno ocorra, ele deve ser iniciado por um fator externo (condições ambientais ou da estrada) e depois agravado por fatores internos, como pneus, suspensões e outros.
Fatores externos
- Superfície da estrada – As junções da rodovia uniformemente espaçadas podem transmitir uma frequência harmônica à motocicleta que, quando combinada com um defeito, pode iniciar o shimmy. Buracos, detritos, desníveis e até sulcos longitudinais podem ser suficientes para iniciar a oscilação.
- Ambiente – Um vento lateral súbito ou originário de veículos maiores pode resultar em forças laterais ocasionando uma mudança repentina na área de contato do pneu com o solo que podem ser suficientes para provocar um shimmy.
Fatores internos
- Pneus – Pneus defeituosos podem influenciar e podem ser a fonte de fatores externos e internos que causam o shimmy. Construção, armazenamento, idade, pressão e montagem são todos considerados para desencadear o fenômeno.
- Rodas – Tanto rodas raiadas quanto de liga podem podem ser deformadas permitindo o desenvolvimento de um shimmy. O balanceamento inadequado ou a falta de pesos para equilibrá-las também costuma gerar uma vibração que pode evoluir.
- Montagem de suspensão e direção – A fabricação ou montagem incorreta de várias áreas da motocicleta pode desencadear em shimmy. Componentes, como os anéis de vedação da suspensão e os rolamentos de direção tem participação decisiva.
- Projeto – A geometria e a ciclística da motocicleta podem ser um defeito não físico na resistência da motocicleta a trepidações. Um dos casos mais clássicos é o da Harley-Davidson Dyna, que era propensa a oscilações com sua suspensão traseira de dois amortecedores.
- Aerodinâmica – Em velocidades altíssimas a motocicleta pode experimentar o lift, que alivia as forças descendentes através da suspensão e da área de contato, alterando a trilha de direção, permitindo que o manuseio se torne instável e oscilante. Por isso a importância das asas.
Pode-se dizer, portanto, que o risco de shimmy aumenta quando o guidão, assento, rodas e amortecedores são substituídos por outros não originais, não testados pelo fabricante. A instalação de acessórios que alteram a distribuição de peso também têm a sua contribuição.
Bem, e há alguma técnica para se safar de um shimmy? Não, mas às vezes, é possível. Em primeiro lugar, tente não entrar em pânico. Resista ao instinto de apertar o guidão com mais força – isso provavelmente piorará as coisas. Em vez disso, mantenha uma pegada sólida, mas não excessivamente firme.
É recomendável aos pilotos de finais de semana que instalem um amortecedor de direção. O acessório ajuda a estabilizar a moto em situações extremas, mas mesmo esse componente pode contribuir para o shimmy, se estiver duro ou macio demais. Por isso, regule-lo apropriadamente.
Motocicletas são extremamente voláteis à forças físicas, de moto que até seu peso e porte físico podem influenciar de um jeito ou de outro no comportamento dinâmico. Portanto, esteja sempre com seu brinquedo em dia. Conheça-o bem antes de levá-lo ao limite.