A Shell desenvolveu, junto com a Volkswagen e a Bosch, um novo tipo de gasolina composta por 33% de ingredientes renováveis e que pode dar uma nova chance aos motores à combustão do futuro.
Batizado como Blue Gasoline (Gasolina Azul), o novo combustível faz parte de uma gama crescente de combustíveis renováveis alternativos de baixo carbono que reduz as emissões de CO² em pelo menos 20% por quilômetro rodado, não durante a combustão no motor, mas durante a produção.
As ações renováveis de até 33% consistem em nafta ou etanol de base biológica certificada. A nafta é obtida a partir do talol, um líquido viscoso, amarelo-escuro, obtido como subproduto do papel, por exemplo. Alternativamente, outros materiais residuais e também podem servir como um ponto de partida e, consequentemente, também biomassa, como resíduos orgânicos ou de madeira.
Equipes de testes já operam uma pequena frota de carros Volkswagen Golf 1.5 TSI com a nova gasolina e calcula-se que se 1.000 desses carros estivessem usando o novo combustível percorrendo 16.000 km por ano, cerca de 230 toneladas métricas de CO² poderiam ser economizadas.
“No caminho para a mobilidade favorável ao clima, não devemos deixar nenhuma possibilidade técnica sem uso, da eletromobilidade aos combustíveis renováveis. Cada pequena quantidade de CO² que economizamos pode nos ajudar a atingir nossas metas climáticas”, disse o Dr. Uwe Gackstatter, chefe da Bosch.
A expectativa é disponibilizar a gasolina azul em postos regulares ao longo do ano, a partir da Alemanha. Ainda não está claro se ele substituirá o combustível E10 ou se será servido por novas bombas de combustível. Mas o que a Shell já sabe é que o biocombustível deve estar na linha premium V-Power.
Não é a primeira vez que um combustível zero ou de poucas emissões é anunciado. Em 2017, a Bosch também apresentou uma gasolina sintética que utiliza o hidrogênio da água e o carbono do dióxido de carbono para formar as cadeias de hidrocarbonetos necessárias ao seu funcionamento. Infelizmente não ouvimos mais nada sobre isso desde então.