Para celebrar o 40º aniversário de seu primeiro título, Barry Sheene será o piloto mais homenageado no Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, que acontece dentro de duas semanas. As motos do britânico entrarão na pista de Silverstone com pilotos famosos.
Enquanto Paul Smart ficou responsável pelo comando da Suzuki RG650 de sua primeira vitória em Assen 1975, seu filho Freedie, assim como Colin Edwards pilotarão as Yamaha do começo dos anos 80, período que Sheene era colega de Kenny Roberts.
Outros modelos serão conduzidos por Randy Mamola, Graeme Crosby, Niall Mackenzie, Stan Woods, Steve Baker, Wayne Gardner, Simon Crafar, Franco Uncini, Steve Parrish e Wil Hartog. O desfile ainda contará com a presença do pentacampeão mundial Mike Doohan e sua Honda NSR500.
O Grande Prêmio da Inglaterra desse ano já está em um clima especial antes mesmo de começar. A corrida acontece logo após a vitória de Cal Crutchlow na República Checa, a primeira de um britânico na categoria rainha em 35 anos. A última tinha acontecido justamente com Sheene, no GP da Suécia de 1981.