A francesa Shark está lançando, esse mês, um capacete integral com um sistema inteligente e integrado de luz de freio que não requer fiação ou compatibilidade bluetooth sofisticado.
Lançado inicialmente em 2015, o modelo Skwal-i3 também ostentava a inovação de aumentar a visibilidade do piloto com a inclusão de quatro LEDs montados na frente do capacete que podem ser configurados para ficarem permanentemente ligados, piscando ou desligados.
O novo modelo se baseia nisso com a adição de duas luzes de freio de LED que são integradas na parte traseira da caixa de ventilação superior e se assemelham “à traseira elegante de um hipercarro”, de acordo com a própria marca francesa.
O que o torna realmente interessante é que o sistema não requer conectividade Bluetooth: em vez disso, detecta sozinho as forças de frenagem por meio de um acelerômetro triaxial, um sensor que mede o movimento em três direções definidas em ângulos retos entre si.
O resultado é um sistema de freio inteligente que pisca as luzes de freio três vezes por segundo em frenagem constante e cinco vezes em condições de frenagem severas. Isso pode fazer toda a diferença para evitar que você seja atropelado por trás em uma frenagem forte.
“Começamos do zero para este projeto”, disse Christophe Fontana, gerente de P&D da Shark. “Tivemos que combinar a calibração da funcionalidade de frenagem e incorporar a ‘visibilidade inteligente’ no capacete, além de otimizar a saída de luz para ser mais visível e estético do que o Skwal anterior.“
A energia é fornecida por uma bateria interna carregada via USB com três horas de carga oferecendo 12 horas de uso. O modo ‘Sleep’ é ativado após dois minutos sem movimento e após 24 horas a unidade será desligada completamente para preservar a vida útil da bateria.
Os novos padrões de segurança europeus exigiram a inclusão de mais acolchoamento com classificação de segurança, mas menos da espuma macia e confortável o que aumenta o desafio ao desenvolver um capacete, de acordo com Fontana.
Para manter o conforto, a Shark desenvolveu uma série de escaneamentos 3D da cabeça para acertar o ajuste. É o seu primeiro capacete a utilizar esta base de dados. O modelo ainda integra um sistema patenteado de remoção rápida da viseira que funciona ao apertar apenas dois botões.
Apesar das inovações, a Shark procurou não aumentar muito o preço do capacete em relação aos demais, algo em torno dos R$ 1.500,00, em uma conversão simples. Os tamanhos vão do extra pequeno (XL) ao extra grande (XXL) e a garantia é de cinco anos.