A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou o relatório comercial completo do primeiro semestre de 2022. O setor de duas rodas foi o único que apresentou melhora, de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram emplacadas no varejo, entre janeiro e junho de 2022, 636.698 unidades de motocicletas, contra 517.326 no mesmo período em 2021. Entretanto, o semestre fechou com uma queda acentuada de -9,37% entre maio e junho, o que não chegou a impactar o quadro geral do semestre.
Parece um cenário promissor, mas uma olhada mais ampla nos dados da FENABRAVE passa uma outra opinião. O setor de carros fechou com uma queda de -15,04%; comerciais leves -16,89%; caminhões -1,22%; ônibus -1,31%. Todos encerraram o semestre no vermelho, exceto as motos.
“Mesmo com a dificuldade de crédito que o segmento ainda enfrenta é, de longe, o que registra o melhor resultado entre os emplacamentos até o momento“, disse o presidente da FENABRAVE, Andreta Jr. “O efeito de substituição do carro pela moto em função do preço dos combustíveis, da queda da renda pela inflação e a priorização do transporte individual, além do aumento dos serviços de entrega são alguns fatores que tem alavancado esse segmento.“
Isso se reflete em um aumento na participação de mercado das duas rodas no acumulado, que passou de 3,4% no primeiro semestre de 2021 para 3,5% no mesmo período de 2022. A Honda, como sempre, é a principal fabricante, com mais de 78% de market share. A Yamaha vem em segundo (14,63%) e resto muito atrás, com menos de 2%.
Entre as motos individualmente falando, a linha CG160 continua disparada na frente, com 178.148 unidades emplacadas, apesar de ter fechado o primeiro semestre em uma queda considerável. A Biz vem em segundo com 89.844 unidades e a Bros 160 em terceiro com 64.441, à frente da Pop 110 (63.401).
Entre os segmentos, podemos destacar a Royal Enfield Meteor 350. Com pouco menos de um ano de mercado, a motocicleta retrô assumiu a primeira posição nas customs com impressionantes 2.234 unidades emplacadas nos primeiros seis meses. A marca anglo-indiana também está na 5º posição entre as fabricantes.
Entre as maxitrail, a BMW R1250GS continua na frente, com 2.444 unidades emplacadas, o que é bem impressionante para uma moto tão cara. Por outro lado, a recém lançada por aqui Ducati Multistrada V4 não figura entre as dez primeiras, nem a Harley-Davidson Pan America 1250. Talvez no acumulado de fim do ano.
A análise dos segmentos, entretanto revela que apenas três deles, o City, Scooter/Cub e Custom apresentaram crescimento de 2021 para 2022. Os demais, como Trail/Fun, Maxitrail, Naked/Roadster, Sport e Touring fecharam o semestre em queda, evidenciando a procura do público da motocicleta como meio de transporte barato e acessível.