Atuando agora como consultor de Dani Pedrosa, Sete Gibernau pilotou uma MotoGP novamente depois de oito anos. O teste aconteceu na última sexta-feira (24) em Jerez, onde a Honda realizou uma sessão privada de testes.
Marc Márquez e Pedrosa não estiveram na pista nesse dia, afetado pelas más condições meteorológicas. Gibernau realizou apenas um shakedown com a Honda RC213V à pedido da HRC para verificar o funcionamento do novo motor “Big Bang”. Os tempos, no entanto, não foram divulgados.
Gibernau, que competiu na categoria rainha entre 1997 e 2009 foi um dos mais promissores pilotos espanhóis da época, conquistando oito vitórias, 12 pole positions e 24 pódios nesse período. Apesar dos bons números, não conseguiu chegar ao almejado título mundial, ofuscado por Valentino Rossi nos anos 2000.
A última vez que pilotou uma MotoGP oficialmente foi em Laguna Seca em 2009. Depois de uma longa ausência, Gibernau tem sido visto novamente no paddock, nos testes coletivos, graças ao seu novo papel como consultor de Dani Pedrosa. O piloto da Honda o escalou para acompanhá-lo por toda a temporada.
Contar com ex-pilotos como consultores parece ter virado uma moda na MotoGP. A iniciativa começou com Valentino Rossi, que trouxe Luca Cadalora à sua equipe particular em 2015. No ano passado, Jorge Lorenzo aderiu, trazendo ninguém menos do que o grande rival de Rossi, Max Biaggi.
Pedrosa, que constantemente está renovando sua equipe particular se mostrou feliz em retomar o interesse pelo “esquecido” Gibernau, que pretende retribuir: “Dani merece mais do que ninguém conquistar um título mundial“, disse.