O cancelamento do Troféu Turista da Ilha de Man em 2021 pode trazer mais consequências, como a aposentadoria de John McGuinnes. O icônico piloto de corridas de estrada terá 50 anos quando (e se) a próxima edição acontecer em 2022.
McGuinness, que tem 23 vitórias em diversas categorias diferentes, ainda é o maior vencedor vivo, atrás apenas do lendário Joey Dunlop. O britânico disse em uma entrevista à Manx Radio que não sabe se estará presente em 2022.
“Terei 50 anos de idade na próxima vez que olhar para Bray Hill em uma superbike e não sei se isso vai acontecer. [A pandemia] afetou a todos nós, é minha vida, é o que todos nós queremos fazer”, confessou. “As pessoas ao meu redor, a família, os amigos, os patrocinadores, a moto estarão lá se eu quiser. Mas [esperar] dois anos é muito tempo pela frente, não é?“.
McGuinness, no entanto, ressalta que ainda não decidiu nada: “Os pilotos ficarão profundamente desapontados e vamos sentir muito a falta e eu realmente espero que o TT possa retornar maior e melhor do que nunca em 2022“, continuou. “2021 teria sido minha 100ª largada e eu realmente gostaria de alcançar esse marco em 2022!“
Além da própria carreira, McGuinness expressou preocupação com a continuidade da prova no mundo pós-pandemia: “Estou preocupado com isso, foi um dos meus pensamentos imediatamente. Se a Ilha de Man não precisa do TT depois de dois anos, eles vão precisar dele novamente?”, indagou. “Eu não sei, mas eu realmente espero que essa ausência torne o coração mais afeiçoado.“
Parte integrante do Reino Unido, a Ilha de Man atualmente tem restrições de fronteira do Nível 4 em vigor. Isso significa que, na escala de 1 a 5, os residentes podem realizar viagens não essenciais, porém apenas se estiverem preparados para se isolar por 14 dias ao voltar para casa. Não-residentes não estão autorizados a visitar a ilha.