Marc Márquez conquistou hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da França de MotoGP, em Le Mans. Depois de uma primeira metade bastante discreta, o bicampeão não deu chances a ninguém quando cravou o tempo de 1min32s246, mais de meio segundo mais rápido que Andrea Dovizioso, o segundo colocado.
Foi a 25º pole position do espanhol na MotoGP, em uma carreira que tem apenas duas temporadas e meia. Insatisfeitos com o rendimento da Yamaha, Jorge Lorenzo ficou em terceiro e Valentino Rossi apenas em sétimo. A classificação também marcou a volta de Dani Pedrosa, que estava afastado das pistas há mais de um mês, por causa de uma cirurgia no braço direito.
Confira como foi a classificação para o GP da França
Como já é habitual no circuito de Le Mans nessa época do ano, o clima estava instável, com a pista molhada, devido à recente chuva que atrapalhou a classificação da Moto3. Por isso, o último treino livre (FP4) foi extremamente importante e movimentado. A sessão começou com Lorenzo à frente, mas seu tempo foi pulverizado logo depois por Danilo Petrucci.
O italiano da Pramac Ducati parecia extremamente à vontade na pista úmida, melhorando seguidamente suas voltas. Quem também se destacava era Jack Miller, que chegou a ocupar a terceira posição e esteve entre os dez mais velozes por um longo período de tempo. Não demorou, no entanto para que os favoritos se colocassem à frente, com um surpreendente Dani Pedrosa fazendo a melhor volta.
As surpresas do TL4 continuaram nos últimos segundos com Cal Crutchlow assumindo a liderança. O inglês ficou poucos segundos na posição, sendo superado por ninguém menos do que o piloto da casa, Loris Baz e pelo italiano Alex De Angelis, pilotos que normalmente ocupam as últimas posições. Pedrosa ficou em terceiro, Rossi em quarto, Crutchlow em quinto, Marquez, sexto e Lorenzo em sétimo.
Q1 movimentado com a supremacia de Petrucci
Como se esperava, Petrucci abriu o Q1 na liderança como franco favorito para ocupar uma das duas vagas de repescagem para o Q2. O italiano cravou a marca de 1min34s833, seguido muito de perto por Aleix Espargaró, apenas 34 milésimos atrás. A dupla da Aspar, Nicky Hayden e Eugene Laverty vinha na sequência.
Faltando cinco minutos, Maverick Viñales baixa para 1min34s578 e pula para a ponta. A alegria do espanhol durou pouco porque Scott Redding o superou por 27 segundos. Logo depois, foi a vez do companheiro de Viñales, Aleix Espargaró pular para primeiro com 1min34s213.
Tentando recuperar a ponta, Redding acaba no chão, em uma queda sem maiores consequências, mas tirando o britânico da sessão. Petrucci voltou para a pista, e recolocou ordem na casa, baixando de 1min34, com 1min33s923. Merecidamente o italiano se classifica para o Q2, seguido de Aleix Espargaró, dois décimos atrás.
Márquez ressurge durante o Q2
A pista já estava inteiramente seca quando o Q2 começou, com Crutchlow à frente marcando o tempo de 1min34s084. Logo Márquez cravou 1min33s374, pulando para a ponta, com Pedrosa em segundo. Lorenzo era apenas quinto e Rossi em décimo.
Márquez melhorava continuamente suas marcas e foi o primeiro à baixar de 1min33, com o tempo de 1min32s983. Andrea Iannone pulou para segundo, apenas 18 milésimos atrás e Lorenzo melhora para terceiro. Rossi vinha apenas em 12º, com 1s541 de atraso em relação ao líder.
Preocupado com o avanço de Iannone, Márquez melhora sete décimos de seu melhor tempo, 1min32s246, garantindo a pole position. Dovizioso, que não vinha se destacando em nenhum momento, acertou uma grande volta e veio para segundo, 0s503 atrás de Márquez. Lorenzo ficou mesmo em terceiro, com Crutchlow em quarto e Iannone, caindo para quinto. Bradley Smith fecha a segunda fila, em sexto.
Rossi tentou de tudo para melhorar, mas acabou apenas em sétimo, abrindo a terceira fila. Pedrosa se classificou em oitavo, à frente de Petrucci e Aleix Espargaró. Yonny Hernandez e Pol Espargaró fecham os 12 primeiros. Confira aqui o grid completo.