Com um gigantesco motor de 2.442cc e seis cilindros em V (!!), a FGR Midalu 2500 promete se tornar na naked mais brutal e impactante disponível para venda na atualidade.
Ainda na semana passada falamos sobre a lendária Honda CBX 1050, uma tentativa da marca da asa em oferecer as delícias dos motores de seis cilindros aos meros mortais no final dos anos 70. Os japoneses, no entanto, não estavam sozinhos com essa ideia.
Fundada na mesma época, a checa FGR participou de competições no leste europeu por anos, mas seu mentor, Miroslav Felgr sempre quis oferecer algo às ruas. Algo bem grande, por sinal. E no começo do dos anos 2000, idealizou um projeto de motocicleta que teria um motor V6.
Com a ajuda do construtor Oldrich Kreuz, eles começaram a desenhar o projeto em 2005. No entanto, levaria três anos para que a primeira Midalu ficasse pronta e outros três para deixá-la em condições de apresentação ao público. Em fase de desenvolvimento desde 2012, a motocicleta agora finalmente está pronta para ser vendida.
A versão final foi apresentada no Salão de Colônia no começo de outubro. Em comum com os protótipos, apenas o quadro em treliça tubular de aço, responsável por segurar o motor de seis cilindros em V (inclinados a 90º), capaz de ultrapassar a barreira dos 200 cv de potência.
Como toda motocicleta artesanal, os detalhes são muitos. Cada peça foi cuidadosamente esculpida sendo – por si só – uma obra de arte. É o caso do braço oscilante de alumínio usinado, do escapamento duplo, com três saídas para cada lado e das aletas do radiador em fibra de carbono.
O nobre material, por sua vez, está em todo o canto, nos para-lamas, moldura do farol, rabeta e tanque de combustível. O mesmo alto nível se mantém na ciclística com suspensões Öhlins completamente reguláveis e discos de freios Brembo de 320 milímetros, com pinças radiais de quatro pistões.
Apesar dos esforços em aliviar o peso, não teve muito jeito. A Midalu pesa 262 quilos e não é o que podemos chamar de leve. Praticidade, contudo, não importa muito ao seu público, normalmente em busca de brutalidade crua. Eles vão, sim, precisar de uma gorda conta bancária, pois o preço anunciado é foi de € 120.000 euros, ou quase 420 mil reais (sem impostos).
Via | FGR Factory