No mês passado avisamos que a Triumph pretendia renovar a sua maior e principal custom, a Rocket III. Agora, confirmando as suspeitas, um protótipo foi flagrado em testes, com muitas modificações em relação ao modelo original.
Em um evento particular entre os seus principais concessionários no final do ano passado, a Triumph apresentou os planos para 2019 e entre eles foi mostrada no telão a ilustração de uma nova Rocket III completamente revista.
Confirmando as expectativas iniciais, o protótipo contém um design completamente rejuvenescido, mais musculoso, embora ainda clássico. As principais modificações concentraram-se na rabeta, bem mais curta e com a lanterna de freio integrada, o que lembra a concorrente Ducati Diavel.
O brutal motor 2300cc de três cilindros transversais mantém o mesmo aspecto, embora possua tampas de válvulas novas e um sistema de exaustão completamente diferente. Como na ilustração previamente mostrada, os canos de escapamento são mais curtos e com aspecto mais esportivo.
Não há maiores informações sobre o motor, mas provavelmente deve possuir extensas modificações internas para se adequar às novas – e ainda mais severas – normas do Euro5, que entram em vigor na Europa em 2020. Isso pode significar, inclusive, um aumento de cilindrada.
A suspensão dianteira também mudou, com um garfo invertido completamente diferente, além da adoção de freios Brembo e ABS. Na traseira, os amortecedores duplos convencionais foram dispensados, para a adoção de um monoshock sob a rabeta. A balança é outra peça inteiramente nova do tipo monobraço, o que deixa o largo pneu traseiro e sua roda de liga cuidadosamente esculpida à mostra.
Uma das poucas coisas que permaneceram foram os faróis circulares duplos, muito embora eles sejam agora acionados por LEDs, assim como os piscas dianteiros e traseiros, estes fixados através de um suporte na balança. Também é possível ver que a nova Rocket III terá um painel com um mostrador de aspecto analógico aliado a um display de LCD, como no resto da linha Triumph.
Para sintonizar definitivamente a Rocket III aos novos tempos, espera-se a introdução de uma série de sistemas eletrônicos, como uma potente centralina eletrônica (IMU), capaz de providenciar à motocicleta a adoção de modos de pilotagem, controle de tração, ABS em curvas e quem sabe até suspensão semi-ativa.
Uma diferença significativa entre a ilustração e o protótipo está na posição de pilotagem. Enquanto o primeiro parece ter as pernas levemente recuadas, o segundo adota uma postura mais convencional (e com para-brisa regulável) surgindo a possibilidade de duas versões diferentes, como a Ducati faz com a Diavel e a XDiavel.
Embora ainda esteja disponível na América do Norte, a atual Rocket III foi descontinuada na Europa devido às normas antipoluição do Euro4. O modelo é praticamente o mesmo desde 2004, tornando a chegada da nova geração mais necessária do que nunca, até para conter um pouco o sucesso da Diavel. O aspecto bem acabado do protótipo indica que o lançamento não deve demorar muito a acontecer.