Foi flagrado em testes um novo protótipo da KTM RC390, a versão carenada esportiva da Duke 390. A nova geração pretende deixar a motocicleta em condições de igualdade tecnológica com sua irmã urbana.
Apresentada em novembro de 2016, a nova Duke 390 foi um passo ousado da KTM. Seu motor fora completamente revisto, assim como o chassi e parte eletrônica dando à naked uma cara de moto grande. Esperava-se que em breve o mesmo acontecesse com a RC390.
Passados dois anos isso ainda não aconteceu. A RC 390 permanece na geração antiga e só recebeu pequenas atualizações, como um acelerador ride-by-wire e um spoiler de motor. Mas essas fotos, registradas pelo Motorcycle News, apontam que a KTM não se esqueceu de sua carenada.
A nova geração da RC 390 terá uma carroceria totalmente nova, tendo como grande destaque um enorme para-brisa transparente de peça única, que encobre até os faróis. O tanque de combustível também parece diferente, maior, o que deve colaborar para aumentar o conforto da motocicleta.
Não há maiores informações sobre o motor, mas muito provavelmente será o mesmo da Duke 390, um monocilíndrico de 373.2 cm³, com duplo comando (DOHC) e refrigeração líquida, capaz de render 45 cv de potência na naked. É possível que uma pitada de veneno a mais seja adicionado à RC390.
Em um segmento disputado a tapas por Kawasaki Ninja 400, Yamaha YZF-R3 e Honda CBR500R, todas atualizadas recentemente, a KTM, conhecida pelo seu apreço tecnológico, não poderia ficar de fora. O lançamento deve acontecer em 2020, já em conformidade como Euro5.