Foi flagrado rodando em testes um protótipo da KTM que tem tudo para ser a nova 990 Adventure. O modelo, que utiliza o mesmo motor da nova 990 Duke, parece praticamente pronto e finalizado.
As unidades flagradas pela revista alemã Motorrad impressionam pelo bom acabamento, sem tapumes ou fitas adesivas. Um sinal claro de que os últimos detalhes em termos de mecânica e design já foram definidos e aprovados pela empresa austríaca.
Em termos de design, o que mais chama atenção é sem dúvida o conjunto óptico central. Diferente de todas as outras motocicletas Adventure da marca, o farol é redondo, no estilo projetor, mas sem quaisquer moldura, ladeado por duas pequenas luzes diurnas e piscas.
Olhando de lado, a combinação de tanque e assento faz a suposta 990 Adventure parecer mais confortável e elimina a natureza endurística da 890 Adventure. Os restantes dos componentes na parte traseira, como iluminação, para-lama e suporte de placa, parecem familiares.
O para-brisa é bastante ereto, como manda o estilo, e abriga o painel retangular TFT posicionado na vertical. Na imagem captada (abaixo), podemos ver o modo de pilotagem “street” selecionado, revelando que o esquema eletrônico da moto também está pronto.
De acordo com os alemães, o quadro é novo e desempenha um papel fundamental na 990 Adventure. O motor provavelmente é o mesmo LC8c da 990 Duke atual, ou seja, um dois cilindros em linha de 947 cm³ que 123 hp de potência e 103 nm de torque máximo.
O sub chassi está apenas parcialmente visível, mas parece ser do tipo tubular de aço aparafusado. Note que as pedaleiras para o passageiro ainda estão faltando, mas as alças de apoio não. O escapamento passa por baixo do quadro, indicando uma proposta menos radical da motocicleta.
O protótipo parece quase pronto para ser apresentado, mas segundo os alemães, a KTM deve dar prioridade agora para a linha 1390, que deve surgir com pelo menos três modelos: Super Duke GT, Super Adventure e SMT como uma crossover.