Foram descobertos registros de patente que detalham o novíssimo motor V-Twin a 60 graus que a Harley-Davidson está preparando para os próximos anos. O propulsor deverá equipar uma série de novos modelos, como a Custom 1250, Pan America 1250, Streetfighter 975 reveladas como conceito no ano passado.
Os desenhos, descobertos pela imprensa norte-americana foram registrados no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia e revelam que o motor terá refrigeração líquida, contendo um cárter e transmissão muito mais compactos do que os modelos atuais.
Além disso, podemos ver pontos de montagem atrás da transmissão e em ambos os lados das cabeças do cilindro, o que sugere que o motor atuaria como um membro tensionado do chassi e não dentro dele, como normalmente acontece (o obsoleto quadro de berço).
Os projetos não indicam os deslocamentos volumétricos mas, segundo os norte-americanos, a Harley-Davidson já registrou quatro tamanhos de motores diferentes, de 500 a 1250 cm³. O conceito Streetfighter (que acreditamos que possa ser chamado de Harley-Davidson Bronx) tem um motor de 975cc, enquanto a big trail Pan America é de 1250cc.
As ilustrações confirmam que o motor equipará esses modelos. Na imagem acima, você pode perceber que as tampas laterais do propulsor são muito semelhantes às vistas nas fotos dos conceitos liberadas no ano passado, embora com algumas modificações específicas para cada modelo.
A ideia é criar uma plataforma modular e versátil, capaz de atender a diversos modelos distintos reduzindo os custos de uma forma mais eficiente do que os atuais motores estão fazendo. A Harley-Davidson disse que a Pan America 1250 e a Streetfighter 975 serão lançadas em 2020, enquanto a Custom 1250 deve aparecer em 2021. Cem novos modelos devem surgir nos próximos dez anos.