Dizem que o motociclismo é a melhor solução nesses tempos de isolamento social. Talvez pensando nisso, a fabricante de carros Seat revelou, essa semana, três modelos elétricos, visando não apenas compradores particulares, mas também operadoras de frotas compartilhadas.
Trata-se de um eScooter chamado “Seat MÓ 125” e dois patinetes, eKickScooter65 e eKickScooter25. O primeiro é impulsionado por um motor elétrico de 12,1 hp integrado à roda traseira e capaz de percorrer 77 milhas com uma única carga.
Se a potência é de uma 125cc convencional, o mesmo não se pode dizer do torque. Graças a seu motor elétrico, a força oferecida é de 24,4 kgf.m, mais do que uma Triumph Rocket III, por exemplo. E o melhor de tudo, disponível instantaneamente. Basta girar o acelerador e pronto.
Por isso, o scooter tem três modos de pilotagem (City, Sport, Eco) e uma marcha ré. Tudo é controlado através de um bonito painel digital de LCD, que informa a velocidade, nível de aceleração (já que não existem rotações), horas, temperatura e nível da bateria.
A recarga pode ser feito dentro ou fora do scooter, já que a bateria de lítio de 5,6 kWh é removível. Para maior eficiência, baterias adicionais também estarão disponíveis – o que significa trocas rápidas para manter o veículo em movimento no meio do trânsito.
O compartimento de carga sob o assento é suficiente para dois capacetes e contém duas entradas USB para recarregar itens pequenos, como o smartphone. A Seat também informa que os veículos poderão ser rastreados por meio de um aplicativo. Haverá ainda um top case e um suporte para telefone integrado.
Quanto aos patinetes, eles têm aparência semelhante diferenciando-se basicamente por sua autonomia: o KickScooter65 é capaz de cobrir uma área urbana de 65 km (daí o seu nome) e uma velocidade máxima de 20 km/h graças à sua bateria de 551Wh. A recarga, no entanto, leva seis horas.
Já o KickScooter25 tem o alcance de 25 quilômetros em decorrência de sua bateria muito menor (187Wh), embora a velocidade máxima seja maior, 25 km/h. A ideia é realizar trajetos menores com maior velocidade.
Os dois patinetes contam ainda com três modos de pilotagem (Eco, Standard e Sport) e características de moto, como luzes dianteiras e traseiras, freios nas duas extremidades e muito mais.
Fundada em Martorell, na Espanha, em 1950, a Seat é uma subsidiária do Grupo Volkswagen desde 1986. Por ser a única grande montadora espanhola com capacidade e infraestrutura para desenvolver seus próprios carros, a marca também dá pequenas investidas em duas rodas, quase sempre com enfoque em mobilidade urbana.