Foi flagrado rodando em testes um protótipo de scooter elétrico que deve ser o primeiro do tipo do grupo KTM. O modelo deve enfrentar os scooters elétricos que vem sendo lançados pela rival BMW.
As letras da KTM podem ser vistas em vários lugares nas roupas do piloto de teste (fotos abaixo), mas o que mais chama a atenção no protótipo são as células da bateria, dispostas na parte inferior como uma placa de base, favorável ao centro de gravidade.
O braço oscilante parece ser de alumínio, com uma estruturação típica da KTM e a placa presa na lateral do componente provavelmente é utilizado para resfriar o motor elétrico. As rodas são comparativamente grandes para uma scooter. O tamanho das rodas pode ser lido no pneu traseiro: 120/70-14.
Cada roda é contida por um disco de freio, e um anel de sensores para o ABS também pode ser visto. A transmissão final do motor elétrico no lado esquerdo, não é claramente visível nas fotos – aparentemente por corrente, uma correia dentada seria mais prática aqui.
Tanto as peças plásticas da carenagem, quanto as de alumínio, que aparentemente foram fresadas de material sólido até as rodas fundidas, sugerem que este scooter elétrico ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. O painel é uma tela de grandes dimensões, provavelmente de alta tecnologia.
No passado, a KTM publicou alguns conceitos de um scooter elétrico de aparência esportiva (acima) que seriam desenvolvidos com seus novos parceiros asiáticos. Esse modelo, no entanto, não precisa ser necessariamente da marca laranja, já que o grupo conta ainda com a Husqvarna.
Existem dois fortes argumentos a favor disso: primeiro, as dúvidas expressas pelo CEO do grupo, Stefan Pierer, sobre se esses scooters se encaixariam na esportiva marca KTM. Segundo, o design desse protótipo, que corresponde às recentes Husqvarna, concebidas pelo estúdio de design Kiska.
O objetivo deles é claramente oferecer um produto concorrente aos recentes scooters elétricos apresentados pela BMW Motorrad, notadamente o CE-02 e principalmente o maior CE-04. Mas o lançamento não deve acontecer antes de 2024.