Em 2019 a Yamaha apresentou, no Salão de Tóquio, o conceito de scooter elétrico E01. Agora, quase dois anos depois, uma versão de produção do mesmo modelo foi descoberta em registros de patente.
Os desenhos das patentes mostram que as linhas e o estilo do conceito original foram mantidos, mas a versão de produção tem um design atenuado, especialmente em torno do assento, onde foram adicionados apoios para as mãos do caroneiro.
O motor elétrico é montado acima e atrás da roda dentada dianteira, acionado por meio de um conjunto de engrenagens de redução e uma das patentes se refere a detalhes dos suportes do motor, projetados para liberar espaço sob o assento.
A parte eletrônica é montada à frente do motor, onde está o controlador de velocidade, resfriado por um tubo que canaliza o ar de trás da roda dianteira. A bateria é encaixada em uma caixa plástica permanentemente aparafusada na estrutura tubular de aço.
A Yamaha está tentando obter direitos sobre pelo menos cinco inovações separadas, que visam trazer todos os benefícios da energia elétrica. É bem possível que o Yamaha E01 venha com algum dispositivo de áudio que reproduza o som de um motor convencional.
A versão de produção terá o mesmo nome do conceito, já que a Yamaha já registrou até o emblema. Quando será apresentado é a grande questão. Mas, com o cerco se fechando para os motores à combustão na Europa, não deve demorar muito.