O Campeão Mundial de 1993, Kevin Schwantz disse o que espera da temporada 2021 de MotoGP. Com a chegada definitiva da nova geração, ele acha que Marc Márquez terá que desempenhar um novo papel na Categoria Rainha.
Em entrevista ao diário alemão Speedweek, Schwantz falou sobre a chegada dos novatos, Luca Marini, Enea Bastianini e Jorge Martin à MotoGP em 2021. O texano disse que gosta de ver os pilotos se desenvolverem nas categorias de acesso.
“É ótimo ter os jovens nessas motocicletas. Jack Miller é um grande exemplo aqui, mesmo que ele não seja mais tão jovem. Os caras que Avintia contratou [Marini e Bastianini] são fogo. Talvez ainda não no próximo ano, mas em dois ou três anos. Então todas as outras equipes vão pensar: Droga, por que não a pegamos?’”, aposta.
“É engraçado como você pode ver um jovem piloto se desenvolver conforme ele passa pela Moto3 e Moto2. Você pode, de alguma forma, prever como isso vai acabar. Se olharmos para trás e olharmos, por exemplo, quando Franco Morbidelli, Alex Rins, Joan Mir e Fabio Quartararo estavam lá, então Quartararo era quem desaparecia no fim de semana te deixando com pontos de interrogação“, relembra.
“Certamente ele pode encontrar esse algo que falta na MotoGP, mas também sabemos exatamente qual foi sua queda na Moto2. Se ele não conseguisse encontrar aquela coisa certa em um fim de semana, ele estaria perdido e no próximo fim de semana ele reapareceria novamente“, explicou.
Sobre a volta de Marc Márquez, Schwantz acha que o octacampeão agora entrará na fase de ser um veterano que defende o reinado das novas ameaças. “Marc terá um lugar diferente na hierarquia. Há tantos caras que cresceram este ano e continuam crescendo. Depois de um ano sem corridas, ele também precisará de algum tempo para recuperar o ritmo“, destaca. “Você sempre tem em mente que a última vez terminou em uma queda. Espero que não seja o seu caso e que esteja tão forte física e mentalmente como era antes.“