O campeão mundial de 1993, Kevin Schwantz não mediu elogios à fase atual da MotoGP, que viu nove vencedores no ano passado e já tem cinco na primeira metade de 2017. Para o norte-americano, a categoria está melhor agora do que em sua época.
Schwantz disse em entrevista ao Motorcycle News que na atualidade há muito mais motos em condições de vencer uma corrida, com exceção de KTM e Aprilia. Por isso os pilotos precisam estar muito mais preparados no final de semana.
“A era atual é melhor do que a minha, da perspectiva do fã. Toda motocicleta – bem, talvez apenas a KTM ainda não – tem a oportunidade de estar na frente. A Aprilia está fazendo um bom progresso este ano, as Ducati estão de volta e todos estiveram na frente em algum momento. Para mim, isso torna tudo mais interessante e, como piloto, bem… quando você chegar ao autódromo é melhor se certificar de que está pronto, seja molhado, seco ou úmido. Você deve estar pronto para o que der e vier, porque não se sabe o que pode acontecer e é melhor estar preparado para qualquer coisa.” (Kevin Schwantz)
Schwantz também disse que adoraria estar competindo na época atual, mas lembrou de que hoje em dia a regularidade é um fator primordial, ao contrário dos anos 80 e 90, quando pilotos e motos falhavam muito mais. O texano ainda minimizou as constantes críticas aos pneus Michelin.
“Seria adequado que eu estivesse em um campeonato como este nos meus dias, mas não teria se adequado à Suzuki, porque até chegarmos lá em 1993, era uma moto totalmente inconsistente. Em um fim de semana, ganhávamos de forma convincente e no próximo, tínhamos dificuldade em ser os cinco primeiros. Desse jeito, teríamos tido sorte de ficar no top 15. Mas as corridas estão em um bom lugar nos dias de hoje. Todo mundo quer apontar os pneus à Michelin e culpá-los, mas eles são os mesmos para todos. Nem todo mundo está caindo com deles, nem todos estão tendo dificuldade em descobrir o que fazer para que funcionem. Isso faz parte do jogo.”
Por fim, Schwantz se mostrou indeciso sobre o favorito ao título: “No início da temporada eu disse que Viñales iria ganhar, e não posso mudar minha predição agora!“, admitiu. “Eu disse que Viñales, Márquez, Rossi e fico com isso, mas agora poderia ser facilmente Rossi, Márquez, Maverick”, brincou.