A SC-Project, uma das mais bem valorizadas fabricantes de escapamentos da atualidade está apresentando um sistema de exaustão para a Harley-Davidson Pan America 1250, recém disponibilizada no Brasil.
A peça é basicamente construída em aço inoxidável, mas envolve a câmara dupla em uma carcaça de titânio com uma tampa de fibra de carbono. Compatível com o Euro5 (portanto legal para as ruas), o sistema providencia 1,5 cv a mais de potência (a 7.700 rpm) e 0,9 nm de torque extra (a 7.700 rpm).
Há também um segundo modelo que renuncia à conformidade Euro 5 em nome do desempenho total. O sistema vem com os mesmos acabamentos, mas requer o elo de tubulação de competição da SC-Project para eliminar o conversor catalítico. Adiciona 5,5 cv (a 5.000 rpm) e 0,05 kgf.m de torque (a 6.000 rpm) reduzindo o peso em 3,8 kg.
Ambos podem ser escolhidos em dois tipos de acabamento: revestido de cerâmica preta (€ 920) ou de titânio (€ 780). Preços nada módicos, mas compatíveis com os R$ 139.950 que a Harley-Davidson está pedindo por esse primeiro lote da Pan America versão Special no Brasil. A garantia da SC-Project é de 24 meses.
Essa é uma das primeiras peças aftermarket da Pan America lançada, curiosamente pela SC-Project, fabricante mais ligada ao mundo esportivo, tendo sido tricampeã com Marc Márquez na MotoGP entre 2017 e 2019. Os escapes custom da Harley-Davidson geralmente eram fornecidos pela Vance & Hines. Mas os tempos estão mudando.