Valentino Rossi se mostrou muito satisfeito com os resultados de seu primeiro dia de MotoGP, após o acidente de enduro no último dia 31. Nos treinos livres para o Grande Prêmio de Aragón hoje (22), o italiano ficou na 20º posição apesar da pista molhada.
Rossi deu seis voltas no FP1 anotando o tempo de 2min04s066, mais rápido que seu companheiro de Yamaha, Maverick Viñales. No FP2, com a pista em condições melhores completou mais seis passagens, cravando 2min01s917, o suficiente para ficar com a 20º posição nos tempos combinados.
“Este foi um dia positivo, porque me senti muito confortável pela manhã. A posição na moto é boa, melhor do que na R1, com a qual testei em Misano. A posição do assento me ajudou um pouco. Eu pude pilotar hoje sem grande dor. Também é positivo que a perna esteja em boas condições depois de dois exercícios, não sinto dor severa. A perna não está inchada. Não me sinto tão mal”. (Valentino Rossi)
Curiosamente, Rossi disse que se sentiu mais confortável pilotando na chuva. O enceampeão, no entanto, quer experimentar pilotar com pista seca, para averiguar se o esforço sobre a perna é muito maior, como se espera.
“É claro que dirigir no molhado foi muito mais fácil para mim, porque em pista molhada, você usa muito menos o corpo, mesmo as pernas. Tenho curiosidade de como será no sábado com pista seca. Domingo também estará ensolarado. Se chover na mesma condição que hoje, eu não teria problemas. No seco é certamente mais exigente, para a perna danificada e para todo o resto do corpo, simplesmente não tenho força suficiente nas pernas. Por outro lado, dirigir na chuva é mais perigoso, um pequeno erro pode causar uma queda. De um ponto de vista, ele pode ser útil, por outro lado, você precisa ter mais cuidado”.
De um modo geral, a equipe oficial da Yamaha foi mal nos dois primeiros treinos, com Viñales anotando apenas a 17º posição nos tempos combinados, 1s7 atrás do líder Dani Pedrosa. A melhor YZR-M1 classificada foi a de Johann Zarco, em terceiro, a 0s4 do espanhol. A classificação acontece amanhã à partir das 08h30 (horário de Brasília).