A equipe Marc VDS Racing anunciou os seus planos de ingressar no Mundial de Superbike (WorldSBK) em 2024 com o seu principal piloto, Sam Lowes, que deixa a Moto2. Eles correrão com uma Ducati Panigale V4R.
O bilionário belga Marc van der Straten, descendente do fundador da cervejaria Stella Artois gosta muito de corridas e mantém equipes na Moto2, Moto3, Moto3, além de campeonatos de quatro rodas. Essa, no entanto, será a sua estreia no Mundial de Superbike.
“Estou feliz e pronto para começar esta nova aventura no WorldSBK“, disse Van der Straten. “E é ainda mais divertido fazer isso com nosso incrível piloto, Sam Lowes. Também estou muito orgulhoso de correr com a Ducati porque é, sem dúvida, a moto para ter no WorldSBK. Esta oportunidade de expansão vem no momento perfeito. Após 14 anos na MotoGP, estamos prontos para um novo desafio”.
O representante da Marc VDS no WorldSBK será Sam Lowes, campeão no Mundial de Supersport em 2013 e que desde então disputa o Mundial de Moto2 com exceção de um ano, 2017, onde esteve na MotoGP com a Aprilia, em uma fase em que a moto italiana ainda não era competitiva.
“Tenho muito a aprender, incluindo a moto, os pneus e algumas novas pistas mas estou muito motivado e estou ansioso por esta oportunidade“, disse Lowes. “Tenho a mente muito aberta e estou disposto a me adaptar e aprender o que preciso para ser competitivo. O meu objetivo sempre foi disputar o WorldSBK, mas decidi naquela época tentar a MotoGP. Acho que agora é um bom momento para voltar.”
Não ficou claro no anúncio se a Marc VDS vai deixar a Moto2 ou vai participar de todos os campeonatos simultaneamente. De qualquer forma, é uma ótima notícia para o WorldSBK, já que suas equipes particulares passam por dificuldades financeiras. Essa também será a primeira vez que Sam Lowes e seu irmão gêmeo, Alex correrão juntos no mesmo campeonato de topo.